I. Linha de Desenvolvimento: Profissional
II. Objetivos:
- Investigar as necessidades das coordenadoras pedagógicas em relação à suas atribuições e papéis;
- Identificar as concepções das coordenadoras pedagógicas sobre o seu trabalho em creches e pré-escolas;
- Investigar as limitações e as potencialidades e acompanhamento pedagógico de professores de educação infantil;
- Elaborar um documento com as diretrizes para sua atuação nas creches e pré-escolas.
III.Público-alvo: Professores de Educação básica designadas para exercerem a função de Coordenador Pedagógico da Educação Infantil.
IV. Carga horária: 50 horas
V. Datas: 15/03, 12 e 19/04, 03, 17 e 31/05, 07 e 21/06.
As datas mencionadas podem ser alteradas devido motivos organizacionais ou a circunstâncias imprevistas.
VI. Local: Auditório 1 da Unidade Gestora Municipal de Educação – Endereço: Avenida Fernão Dias Paes Leme, 618, Centro Várzea Paulista – CEP: 13220001, Telefone: (11) 4596-9001
VII. Horário: 08h às 12h.
VIII. Instrutora: Rute de Paula Ramos
IX. Conteúdo Programático:
- Identidade da coordenadora pedagógica e suas atribuições;
- Limitações e potencialidades das coordenadoras pedagógicas;
- Estratégias formativas;
- Diretrizes para atuação da coordenadora pedagógica nas creches e pré-escolas da rede municipal de ensino.
X. Inscrições: De 07/03 a 13/03/2024 através do site da EGDS: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.
Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:
Matrícula | Especialidade | Telefone |
Nome | Unidade Gestora | Celular |
Data de Nascimento | Unidade De Trabalho | |
Cargo | Sexo | Escolaridade |
Cargo Em Comissão | Carteira De Identidade | CPF |
XI. Metodologia: Leitura de abordagens teóricas e acadêmicas sobre os temas trabalhados de acordo com os objetivos da formação continuada. Reflexão e a discussão de artigos acadêmicos, capítulos, textos oficiais e leis que dizem respeito às políticas de currículo para a Educação Infantil, práticas democráticas, formação de professores e outros tópicos relevantes para o alcance dos objetivos da formação. Acompanhamento das discussões e dos debates em torno dos temas propostos. Elaboração das diretrizes para a atuação da coordenadora pedagógica.
XII. BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e os desafios da educação. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). Diretrizes para a formação de professores: uma abordagem possível. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2010. p. 9-23.
BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira. O trabalho coletivo como espaço de formação. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada.14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 15-18.
BRUNO, Eliane B.G.; ABREU, Luci Castor; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Os saberes necessários ao coordenador pedagógico de educação infantil: reflexões, desafios e perspectivas. In: ALMEIDA, L.R.; PLACCO, V.M.N.S.; (Orgs.). O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 77-98.
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: Função essencial do coordenador pedagógico. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada.14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 9-13.
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Teoria e prática: o enriquecimenot da própria experiência. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada.14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 37-40.
FURLANETTO, Ecleide; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; Gestão escolar: organização pedagógica e mediações no espaço escolar. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2016. p. 55-70.
GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Loyola, 2016. p. 113-119.
MATE, Cecília Hanna. Qual a identidade do professor coordenador pedagógico? In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 19-23.
MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão na educação infantil: cenários do cotidiano. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2022.
ORSOLON, Luiza Angelina Marino. Trabalhar com as familias: uma tarefa da coordenação. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Loyola, 2016. p. 177-183.
Referência para organização do trabalho administrativo – pedagógico das Unidades Escolares Municipal- 2023. Disponível em: https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/VOLUME_1_para_2023_alterado_23_agosto.pdf
XIII. Requisitos para Certificação: Os certificados serão emitidos pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor ao participante que:
- obtiver frequência igual ou superior a 80%.
- Entregar todos os documentos solicitados durante a formação.
ATENÇÃO:
Não será fornecida certificação parcial/ declaração para servidores não concluintes.
Ainda que justificadas, as ausências serão computadas para cálculo da frequência do servidor na capacitação.
A assinatura na lista de presença é de responsabilidade do participante. A não assinatura implicará no NÃO recebimento do certificado, caso ultrapasse o limite de faltas permitidas.
XIV. Contato:
Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor.
Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br
Telefone: 4595-4002