I. Linha de Desenvolvimento: Profissional

II. Objetivos:

• Investigar as necessidades das coordenadoras pedagógicas em relação à suas atribuições e papéis;
  • Identificar as concepções das coordenadoras pedagógicas sobre o seu trabalho em creches e pré-escolas;
  • Investigar as limitações e as potencialidades e acompanhamento pedagógico de professores de educação infantil;
  • Elaborar um documento com as diretrizes para sua atuação nas creches e pré-escolas.

III.Público-alvo: Professores de Educação básica designadas para exercerem a função de Coordenador Pedagógico da Educação Infantil.

IV. Carga horária:  50 horas

V. Datas:  15/03, 12 e 19/04, 03, 17 e 31/05, 07 e 21/06.

As datas mencionadas podem ser alteradas devido motivos organizacionais ou a circunstâncias imprevistas.

VI. Local:  Auditório 1 da Unidade Gestora Municipal de EducaçãoEndereço: Avenida Fernão Dias Paes Leme, 618, Centro Várzea Paulista – CEP: 13220001, Telefone: (11) 4596-9001

VII. Horário: 08h às 12h.

VIII. Instrutora: Rute de Paula Ramos

IX. Conteúdo Programático:

•   Identidade da coordenadora pedagógica e suas atribuições;
  •   Limitações e potencialidades das coordenadoras pedagógicas;
  •   Estratégias formativas;
  •   Diretrizes para atuação da coordenadora pedagógica nas creches e pré-escolas da rede municipal de ensino.

X. Inscrições: De 07/03 a 13/03/2024 através do site da EGDS: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

MatrículaEspecialidadeTelefone
NomeUnidade GestoraCelular
Data de NascimentoUnidade De TrabalhoE-Mail
CargoSexoEscolaridade
Cargo Em ComissãoCarteira De IdentidadeCPF

XI. Metodologia: Leitura de abordagens teóricas e acadêmicas sobre os temas trabalhados de acordo com os objetivos da formação continuada. Reflexão e a discussão de artigos acadêmicos, capítulos, textos oficiais e leis que dizem respeito às políticas de currículo para a Educação Infantil, práticas democráticas, formação de professores e outros tópicos relevantes para o alcance dos objetivos da formação. Acompanhamento das discussões e dos debates em torno dos temas propostos. Elaboração das diretrizes para a atuação da coordenadora pedagógica.

XII. BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e os desafios da educação. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.).  Diretrizes para a formação de professores: uma abordagem possível. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2010. p. 9-23.

BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira. O trabalho coletivo como espaço de formação. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada.14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 15-18.

BRUNO, Eliane B.G.; ABREU, Luci Castor; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Os saberes necessários ao coordenador pedagógico de educação infantil: reflexões, desafios e perspectivas. In: ALMEIDA, L.R.; PLACCO, V.M.N.S.; (Orgs.).  O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 77-98.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: Função essencial do coordenador pedagógico. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada.14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 9-13.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Teoria e prática: o enriquecimenot da própria experiência. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada.14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 37-40.

FURLANETTO, Ecleide; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; Gestão escolar: organização pedagógica e mediações no espaço escolar. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.).  O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2016. p. 55-70.

GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.).  O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Loyola, 2016. p. 113-119.

MATE, Cecília Hanna. Qual a identidade do professor coordenador pedagógico? In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Heleza Souza (Orgs.).  O coordenador pedagógico e a educação continuada. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 19-23.

MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão na educação infantil: cenários do cotidiano. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2022.

ORSOLON, Luiza Angelina Marino. Trabalhar com as familias: uma tarefa da coordenação. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.).  O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Loyola, 2016. p. 177-183.

Referência para organização do trabalho administrativo – pedagógico das Unidades Escolares Municipal- 2023. Disponível em: https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/VOLUME_1_para_2023_alterado_23_agosto.pdf

XIII. Requisitos para Certificação: Os certificados serão emitidos pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor ao participante que:

1. obtiver frequência igual ou superior a 80%.
  2. Entregar todos os documentos solicitados durante a formação.

ATENÇÃO:

Não será fornecida certificação parcial/ declaração para servidores não concluintes.

Ainda que justificadas, as ausências serão computadas para cálculo da frequência do servidor na capacitação.

A assinatura na lista de presença é de responsabilidade do participante. A não assinatura implicará no NÃO recebimento do certificado, caso ultrapasse o limite de faltas permitidas.

XIV. Contato:

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor.