I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional

II. JUSTIFICATIVA: A inclusão apresenta-se como um desafio social assim como na escola, uma busca pautada na equidade no respeito por si e pelo outro e numa construção em permanência que faça sentido para cada um no contexto sócio cultural em que se insere. Aprender e ensinar, incluindo, é desafio para todos. Neste contexto a formação traz a troca de experiências da vivência do formador com interações práticas e dinâmicas em um bate papo que amplia os horizontes e fornece ferramentas para auxiliar os professores em busca de uma educação pautada pela equidade.

III. OBJETIVO: Buscar atender e integrar em um ambiente comum, os alunos com necessidades educativas especiais, de modo que participem acolhidos por uma turma em um sistema regular de ensino, e deste modo incentivar não apenas a aprendizagem, mas especialmente o desenvolvimento humano de todos. Criar um ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade e que considere as particularidades de cada indivíduo.

IV. PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Básica nas especialidades de Educação Física e Artes.

V. CARGA HORÁRIA: 03 horas

VI. DATA: 17/04/2024

VII. HORÁRIO:

Manhã: Das 0h30 às 11h30

Tarde: Das 13hs às 16hs

VIII. LOCAL: Espaço de Formação – Rua Antônio Feres Sada, 58 – Centro – Várzea Paulista (antigo prédio do INSS, próximo à estação da CPTM)

IX. INSTRUTOR: André Luiz da Silva Santos Cristóvão, Juan Carlos da Silva, Larissa Cristina de Souza e Luana Rocha dos Santos

X. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Apresentação; Educação Física e Artes como forma de inclusão; Possibilidades e limites, um olhar para as qualidades; Atividade física e desenvolvimento cerebral, O aprendizado da linguagem corporal através do movimento (Slides); Relatos de experiências (Roda de conversa, onde os professores irão dar exemplos) Atividades adaptadas (prática).

XI. INSCRIÇÕES:  De 09/04 a 15/04/2024 através do site da EGDS: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

Para realizar sua inscrição clique aqui.

Para ter acesso a todas as informações do curso clique aqui.