A Unidade Gestora Municipal de Educação em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, promove o curso de LIBRAS módulo I.

A participação no curso é opcional para os Professores de Educação Básica nas Especialidades Ensino Fundamental, Educação Infantil e Disciplinas Específicas.

O curso ocorrerá em horário de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo – 3ª feira), desde que realizem previamente a inscrição dentro do período estabelecido. O curso é composto por 24 horas presenciais e 6 horas para trabalho a distância, serão 12 encontros o qual ocorrerá uma vez por semana, com duração de duas horas cada.

I. Linha de Desenvolvimento: Profissional.

II. Público Alvo: Servidores Públicos Municipais ocupantes do Cargo de Professor de Educação Básica nas Especialidades Ensino Fundamental, Educação Infantil e Disciplinas Específicas.

III. Objetivo Geral: Proporcionar aos servidores o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, criando oportunidades para o acolhimento e atendimento adequado dos alunos Portadores de necessidades especiais e deficiência auditiva.

IV. Objetivos Específicos:

• Proporcionar aos alunos informações sobre o sujeito surdo, sua história, educação e cultura;

• Desenvolver habilidades de comunicação entre surdos e ouvintes;

• Vivenciar momentos de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais;

• Respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, independente de sua língua, origem social, religião, sexo, opinião e cultura;

• Proporcionar a integração do surdo com os ouvintes.

V. Vagas: 20 vagas (por adesão)

VI. Carga horária: 30 horas

VII. Datas:

Mês

Dias

17 e 24 (terça-feira)

Maio

08, 15, 22 e 29 (terça-feira)

Junho

05, 12, 19 e 26 (terça-feira)

Julho

03 e 10 (terça-feira)

VIII. Horário: Turma (manhã): 9hs às 11hs

Turma (tarde): 13hs às 15hs

IX. Instrutora: Dilma Conceição Rodrigues Batista

X. Local: Sala de capacitação da EGDS – Av. Ipiranga, 151 – Centro – Várzea Paulista

XI. Conteúdo Programático:

• Ética do Profissional Intérprete;

• Configuração de Mão;

• Memorização do Alfabeto e dos Numerais;

• Cumprimento;

• Identificação;

• Família;

• Locais;

• Calendário;

• Profissões;

• Cores;

• Alimentos;

• Meios de Comunicação e Transporte;

• Músicas;

• Compra e Venda; Conversação;

XII. Metodologia:

As aulas serão ministradas utilizando estratégias que os estimulem a colocar em prática as atividades desenvolvidas em sala de aula;

É feito uso de instrumentos que favoreçam o desenvolvimento das percepções de diferentes linguagens: uso de vídeos, músicas, livros, cartazes, entrevistas, pesquisas, etc;

Os alunos aperfeiçoam seus conhecimentos com atividades que envolvam conversação; sinalização de situações cotidianas, dramatização de situações do cotidiano, músicas, teatro, poesias; compreensão de filmes que façam uso da língua sinalizada, etc, por meio da interação entre os pares ou com o grupo, contando com o apoio e a supervisão da professora que ministra o curso.

XIII. Avaliação:

A avaliação ocorre durante todo o processo, levando em consideração a participação, o comprometimento e a realização das atividades propostas em sala de aula e a distância, e conta com o desenvolvimento e a apresentação de um trabalho final de curso.

XIV. Inscrições: De 09/04 até 13/04/2018.

As inscrições serão realizadas através do site da EGDS http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

• Matrícula

• Especialidade

• Telefone

• Nome

• Unidade Gestora

• Celular

• Data de Nascimento

• Unidade De Trabalho

• Cargo

• Sexo

• Escolaridade

• Cargo Em Comissão

• Carteira De Identidade

XV. Requisitos para Certificação:

Será conferida a certificação de conclusão do curso ao servidor que:

a) Obtiver Média igual ou superior a 70% nas atividades do curso;

b) Atingir frequência mínima de 75% nos encontros presenciais.

ATENÇÃO: Ainda que justificadas, as ausências serão computadas para cálculo da frequência do servidor na capacitação.

c) Entregar todas as atividades solicitadas, em conformidade com os prazos e orientações específicas de cada atividade.

Não será fornecida certificação parcial para servidores não concluintes.

A assinatura na lista de presença é de responsabilidade do participante. A não assinatura implicará no NÃO recebimento do certificado, caso ultrapasse o limite de faltas permitidas.

XVI. Contato:

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada Avenida Ipiranga, nº151 – Centro – Várzea Paulista – SP.