A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, oferecerá aos servidores municipais que atuam na EJA I – Educação de Jovens e Adultos I, da Rede Municipal de Educação, formação continuada em serviço, a ser realizada no período de 09 de março a 19 de outubro do ano de 2015.

A formação será pautada nos conhecimentos teóricos e nas práticas desenvolvidas pelos profissionais da rede municipal, visando a valorização e aproximação destes com o referencial teórico preconizado na proposta curricular do município, através da socialização dos conhecimentos na forma de seminários, apoiados na metodologia de Paulo Freire e fundamentos apontados no texto de Maria Eliete Santiago e José Batista Neto.

Os encontros serão mediados pelas servidoras municipais Carmem Célia Cézar Matias (Supervisora de Ensino) e Lidiane dos Santos Olivio (Diretora de Projetos Educacionais Especiais ), e poderão eventualmente contar com a participação de outros profissionais da área de Artes, Educação Física, e outras áreas cuja necessidade seja identificada pelos participantes ou pelas mediadoras, no decorrer dos encontros, mediante aprovação da Equipe Gestora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional

II. JUSTIFICATIVA: No decorrer da formação continuada em serviço realizada nos anos de 2013-2014, identificou-se a necessidade de aproximação dos conhecimentos e práticas desenvolvidas pelos profissionais da rede municipal, que atuam na EJA I, com o referencial teórico preconizado na Proposta Curricular do Município.

III. OBJETIVO GERAL: Problematização e construção de um programa de trabalho através da relação dialógica entre sujeito, teoria e prática, organização do tempo/espaço para produção, reflexão e socialização de conhecimentos, onde os(as) professores(as) têm valorizado seu papel de pesquisadores(as).

IV. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Problematizar a realidade educacional do município, tendo como foco os significados que tem a Educação de Jovens, Adultos e Idosos para alunos(as), professores(as) e gestores(as) que a vivenciam;

  • Identificar características psicossociais e culturais dos jovens, adultos e idosos e suas implicações no processo ensino aprendizagem;

  • Proporcionar aos(às) professores(as) da Educação de Jovens, Adultos e Idosos um tempo de estudo, leituras, proposições e demonstrações de possibilidades educativas através de depoimentos e experiências vivenciadas;

  • Apropriar-se da prática pedagógica freireana, construída sobre a égide da educação problematizadora e vivenciada como processo de escuta-indagação-investigação coletiva, no intuito de estimular e valorizar os(as) professores(as) em sua curiosidade, criatividade, criticidade e comprometimento profissional e ético com os(as) educandos(as) e a sociedade.

V. PÚBLICO-ALVO: Professoras de Educação Básica na Especialidade Educação de Jovens e Adultos 1º segmento, que atuam na Rede Municipal de Educação.

VI. CARGA HORÁRIA: 60 horas (40 horas presenciais e 20 horas para elaboração de atividades).

VII. LOCAL: CEMEB Prefeito João Aprilantti

VIII. HORÁRIO: das 18h00 às 22h00 (horário de trabalho pedagógico coletivo)

IX. DATAS: 09 e 23/03, 13 e 27/04, 11 e 25/05, 08/06, 06/07, 24/08 e 19/10/2015

X.MEDIADORAS: Carmen Célia Cézar Matias (Supervisora de ensino)

Lidiane dos Santos Olivio (Diretora de Projetos Educacionais Especiais)

XI. METODOLOGIA:

  • Apresentação de seminários (Anexo I – Cronograma de Apresentações);

  • Estudo e debate de textos a partir do diálogo e reflexão;

  • Construção de registros sínteses das reflexões (textos e imagens);

  • Trabalho integrado: planejamento, aplicação, observação, registros reflexivos dos conteúdos e sequências de atividades aplicadas em sala de aula.

  • Socialização dos conhecimentos e produções;

  • Trabalho de conclusão com relatório reflexivo da socialização de conhecimentos e produções (Anexo III – Direcionamento para Elaboração do Relatório).

    XII. ATIVIDADES À DISTÂNCIA:

  • Elaboração da apresentação sobre o Plano de Trabalho, observando os critérios contidos no ANEXO III.

  • Produção do relatório referente ao Plano de Trabalho tendo como referência os critérios contidos no Anexo III.

XIII. INSCRIÇÕES: Os servidores deverão inscrever-se na capacitação de 24 de fevereiro até 04 março de2015, através do site da EGDS (http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/), utilizando o link Inscrições Online.

Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:

Matrícula Especialidade Telefone
Nome Secretaria Celular
Data De Nascimento Centro De Custo E-Mail
Cargo Sexo Escolaridade
Cargo Em Comissão Carteira De Identidade  

Em ambos os casos, ao solicitar a inscrição presume-se que o servidor possua os requisitos exigidos, e tenha conhecimento das regras estabelecidas neste edital.

XIV. REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO:

Será conferida a certificação de conclusão do curso ao servidor que:

a) Realizar de forma satisfatória nas atividades do curso conforme os requisitos estabelecidos nos critérios de avaliação;

b) Atingir frequência mínima de 80% nos encontros presenciais.

c) Realizar a apresentação do seminário na data pré estipulada;

d) Entregar todas as atividades realizadas a distância para complementação de carga horária, em conformidade com os prazos e orientações específicas de cada atividade.

Não será fornecida certificação parcial para servidores não concluintes.

ATENÇÃO: Ainda que justificadas, as ausências serão computadas para cálculo da frequência do servidor na capacitação.

XV. CONTATO

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada à Avenida Ipiranga nº 151 – Centro – Várzea Paulista – Salas 19 e 20 (Espaço Cidadania).

Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br

Telefone: 11 4595-4002

ANEXO I – CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

Unidade I: O EDUCANDO E SUAS VIVÊNCIAS 1

Apresentador: Marineusa Candido Neto;

Data da Apresentação: 11 de maio de 2015

 

Unidade II: O EDUCANDO E SUAS VIVÊNCIAS 2

Apresentador: Roseli Pereira Rosa Lima

Data da Apresentação: 11 de maio de 2015

 

Unidade III: CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL

Apresentador: Maria Leonardo Pereira da Silva Godoy

Data da Apresentação: 25 de maio de 2015

 

Unidade IV: CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO 1

Apresentador: Aurora Eva Soares Azevedo Almeida

Data da Apresentação: 25 de maio de 2015

 

Unidade V: CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO 2

Apresentador: Celiana Luzia de Almeida Santos

Data da Apresentação: 08 de junho de 2015

 

Unidade VI: SABORES E SABERES

Apresentador: Simone de Camargo

Data da Apresentação: 08 de junho de 2015

 

Observação: Os temas geradores foram escolhidos pelas professoras que serão responsáveis pelas apresentações dos seminários.

ANEXO II 

DIRECIONAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABLAHO E RELATÓRIO

Nos momentos de análise das abordagens, posturas, recursos e outros aspectos que o grupo considerar interessante e pertinente a proposta para colocar em debate, observar-se-à também o desenvolvimento da percepção, por parte dos(as) professores(as) e alunos(as), a respeito do que está subjacente a uma aula, da trama de relações e interações que se desenvolve ao longo de sua duração, das motivações e estratégias que lhe dão sustentação etc. Dessa forma seremos coerentes com o conceito de currículo contido na Proposta Curricular do município, que envolve outros três: currículo formal, currículo em ação e currículo oculto.

Serão apresentados, um relatório individual após a apresentação do seminário e ao final das apresentações um relatório coletivo.

Seguem algumas questões que poderão colaborar com o início desse processo, cabendo aos professores(as) agregarem outras que lhes pareçam impulsionadoras da discussão:

  • Por que este tema foi escolhido?

  • Quais os objetivos das atividades? Foram alcançados?

  • Houve alteração no planejamento da aula? Por quê?

  • O que foi possível aprender (conceitos, habilidades, valores, posturas…)?

  • Quais atividades, recursos, técnicas foram usadas?

  • Como foi a organização/estratégia/metodologia utilizada(s) pela professora? E como foi a receptividade dos alunos diante do proposto?

  • Seria possível fazer essa aula de modo diferente? Como?

ANEXO III

AVALIAÇÃO

A avaliação, entendida como um processo de investigação que visa aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem dar-se-á em todos os momentos. O compromisso com a escola pública se revela na mesma medida em que, como profissionais, o espaço público escolar é respeitado. Para tanto é fundamental que os(as) profissionais estejam comprometidos; façam suas leituras e registros que vão compor o planejamento e a avaliação da formação; socializem com o grupo seus registros e a criem uma convivência que respeite todos os pontos de vista.

Observar-se-á a participação, o compromisso e o empenho no desenvolvimento das atividades, tendo em vista uma concepção de avaliação que valoriza aspectos qualitativos, cujo comprometimento está na mudança social e na defesa de direitos, caracterizando-se, segundo Ana Maria Saul, em três momentos: a descrição da realidade, a análise crítica e a criação coletiva, norteando as práticas de uma educação crítico-emancipadora.

I.CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

A apresentação dos seminários será avaliada como satisfatório ou insatisfatório, a apresentação do seminário poderá ocorrer com as mídias a escolha dos apresentadores e serão avaliados os seguintes itens:

  • Organização e clareza no material apresentado;

  • Aprofundamento na discussão do tema e compreensão da teoria estudada;

  • Objetividade e seleção dos pontos relevantes do estudo;

  • Criatividade nos procedimentos de apresentação do trabalho;

  • Envolvimento e compromisso no desenvolvimento das atividades;

  • Articulação teoria x prática;

  • Estudo, análise crítica e reflexiva do material teórico e das atividades práticas, entendidos como fundamentais na construção coletiva do conhecimento.