A Unidade Gestora Municipal de Educação em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, realizará a Formação Mapas de Foco, disponibilizado em formato híbrido com encontros presenciais e estudos online através da PEAD – Plataforma de Atividades a Distância.

A formação será obrigatória aos Coordenadores Pedagógicos que atuam no ensino Fundamental. As inscrições serão realizadas através do site da EGDS, os servidores deverão realizar os seguintes procedimentos para que sejam considerados, inscritos, matriculados e, por fim, participantes do curso:

Somente será permitida a participação no curso de servidores previamente inscritos. Para ser considerado inscrito o servidor deverá ter realizado a inscrição conforme o primeiro passo durante o Período de Inscrições, seguindo o cronograma do ANEXO I.

Teremos durante o período de realização do curso três encontros presenciais e atividades para serem realizadas a distância. O cronograma para realização do curso constará na PEAD.

Os participantes terão um período pré-determinado para realizar e concluir as atividades do curso, não havendo possibilidade de realização fora do prazo definido. Caso o participante não cumpra os prazos e datas estipulados, não haverá certificação do mesmo.

I.LINHADEDESENVOLVIMENTO:Profissional

II. JUSTIFICATIVA: Junto com o cenário da implementação da BNCC e adequação aos currículos municipais veio a pandemia, que trouxe o desafio das aulas remotas e diminuição da carga horária presencial, deixando ainda maior o abismo entre as Aprendizagens Esperadas pela BNCC e as Aprendizagens Efetivas.

Sendo assim, esta formação tem como foco embasar os Coordenadores das Unidades Escolares para que possam em meio a este panorama, orientar os professores nas inúmeras dúvidas que possam surgir, como: Quais habilidades priorizar nos Planos de Aula? Posso trabalhar habilidades no ano anterior que não foram trabalhadas? Como promover a interdisciplinaridade neste contexto?

III.OBJETIVOS:

• Conhecer e compreender a organização e finalidade dos Mapas de Focos, dando embasamento para o replanejamento dos Planos de Ensino das Unidades Escolares.

IV.PÚBLICO-ALVO: Servidores Públicos Municipais que atuam como Coordenadores Pedagógicos no Ensino Fundamental.

V. FORMADORES: Elen Fernandes de Matos Fonseca e Fabíola Heg de Oliveira Arteiro

VI. CARGA HORÁRIA: 30 horas (12 horas presenciais e 18 horas a distância)

VII. DATAS E HORÁRIOS PRESENCIAIS: 11/06, 02/07 e 16/07. Das 08hs às 12 horas

VIII. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• O que são Mapas de Foco, qual sua finalidade e estrutura.
  • Subsídios para Análise do Organizador Curricular sob a perspectiva das Aprendizagens Focais e das Aprendizagens Complementares.
  • Orientações para organização do mapa de foco.
  • Elaboração/conclusão coletiva do Mapa de foco.

IX.METODOLOGIA:

A capacitação será realizada em formato híbrido com a socialização coletiva do assunto., trabalho em grupo, pesquisa de campo e materiais de estudos e realização de tarefas.

X. INSCRIÇÕES: De 01 à 02 de junho de 2021através do site da EGDS:http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

Atenção: O servidor deverá realizar sua inscrição no SITE da EGDS e posteriormente realizar seu cadastro no PORTAL DO CIDADÃO para ter acesso ao curso.

Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:

MatrículaEspecialidadeTelefone
NomeUnidade GestoraCelular
Data de NascimentoUnidade De TrabalhoE-Mail
CargoSexoEscolaridade
Cargo Em ComissãoCarteira De Identidade

XI.REQUISITOSPARAOBTENÇÃODACERTIFICAÇÃO:

Os certificados serão encaminhados pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor ao endereço eletrônico disponibilizado pelo participante no ato da inscrição. A certificação será conferida ao servidor que:

1. Realizar a inscrição no site da EGDS, no período determinado;
  2. Obter frequência nos encontros presenciais de no mínimo 75%;
  3. Concluir as tarefas nos prazos determinados.

ATENÇÃO:

Não serão emitidos certificados para servidores que não realizarem as inscrições dentro do prazo determinado.

Não será emitido certificado ao participante que não concluir a tarefa.

XII.Contato:

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada na Avenida Ipiranga, 151 – Centro – Várzea Paulista – SP.

Telefone:114595-4002