A Unidade Gestora Municipal de Educação em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, realizará o curso “Um Novo Olhar para a Primeiríssima Infância”, disponibilizado totalmente online através da PEAD – Plataforma Educacional de Atividades a Distância. A formação será subdividida em temas; cada tema terá materiais didáticos para estudo e links para acesso a vídeos.

A formação será opcional aos servidores das Unidades Gestoras Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde e obrigatória aos servidores da Unidade Gestora Municipal de Educação que ocupam os cargos de Agentes de Políticas Sociais nas especialidades de Professor Auxiliar de Educação Infantil, Educador Infantil e Professores de Educação Básica na especialidade de Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade.

As inscrições serão realizadas através do site da EGDS e o curso, realizado por meio da PEAD, disponível no portal do cidadão. Assim, os servidores deverão realizar os seguintes procedimentos para que sejam considerados inscritos, matriculados e, por fim, participantes do curso:

Somente será permitida a participação no curso de servidores previamente inscritos. Para ser considerado inscrito o servidor deverá ter realizado a inscrição conforme o primeiro passo durante o Período de Inscrições.

O curso acontecerá no período de 12 de abril a 20 de maio de 2021 e não haverá possibilidade de realização fora do prazo definido. Caso o participante não realize e conclua a tarefa ou a avaliação do curso dentro do período pré-estabelecido, estará automaticamente reprovado, e não receberá certificação do mesmo.

I. Linha de Desenvolvimento: Profissional.

II. Justificativa: Favorecer a consolidação de boas práticas nos serviços de atendimento a Primeiríssima Infância: Creches, UBSs e CRAS de Várzea Paulista, incorporando e/ou aprimorando, nas ações, os elementos constitutivos da integralidade, na promoção do desenvolvimento infantil.

III. Objetivo Geral: Propiciar a sensibilização dos profissionais e o acesso aos conhecimentos e orientações essenciais para a promoção do desenvolvimento integral dos bebês.

IV. Objetivos Específicos:

• Apresentar um breve histórico do Programa Primeiríssima Infância, princípios e conceitos nos quais se baseia, possibilitando uma visão clara de seus propósitos e fundamentos.
  • Compreender alguns conceitos da ciência que justificam a ênfase no desenvolvimento integral da criança dos 0 aos 3 anos (Primeiríssima Infância).
  • Estimular a incorporação de práticas promotoras do desenvolvimento infantil na atuação com essa faixa etária.

V. Público Alvo: Servidores Públicos Municipais das Unidades Gestoras Municipais de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde.

OBS: A formação será obrigatória para Agentes de Políticas Sociais nas especialidades de Professor Auxiliar de Educação Infantil, Educador Infantil e Professores de Educação Básica na especialidade de Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade.

VI. Vagas: 300

VII. Carga horária: 50 horas

VIII. Período de realização: De 12/04 à 20/05/2021 através da PEAD – Plataforma Educacional para Atividades à Distância

IX. Instrutor/Formador: Claudia Pezarin Nunes Costa, Karlla Cibele De Oliveira, Juliana Gomes De Oliveira Corsi, Marina Francisca Melo Barban, Nilsa Sirlene Victorino e convidados.

X. Temas:

• Fundamentação do Programa Primeiríssima Infância;
  • Brincadeiras e Brinquedos não estruturados;
  • Leitura para Bebês;
  • Música na Primeiríssima Infância;

XI. Inscrições: De 24 a 31/03/2021

As inscrições serão realizadas através do site da EGDS http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:

MatrículaEspecialidadeTelefone
NomeUnidade GestoraCelular
Data de NascimentoUnidade De TrabalhoE-Mail
CargoSexoEscolaridade
Cargo Em ComissãoCarteira De Identidade

XII. Metodologia: A capacitação será realizada através da plataforma de educação a distância, onde serão disponibilizados materiais para leitura, links para acesso a vídeos, elaboração de planos de atividades a serem aplicados com as crianças e / ou em situações do ambiente de trabalho, rodas de conversa através de salas virtuais em aplicativos e avaliação.

XIII. Realização de Tarefas:

A tarefa será a elaboração de um plano de atividades, que será baseado nos materiais disponibilizados para estudo; ele deverá ser concluído e anexado dentro do prazo determinado. Após este prazo não será permitido acesso para envio e/ou conclusão da tarefa.

XIV. Avaliação: A avaliação será obrigatória a todos os participantes e deverá ser realizada entre os dias 17 e 20/05/2021 até às 16h através da PEAD.

Atenção: A avaliação não poderá ser concluída após esse horário.

XV. Requisitos para Certificação: Os certificados serão encaminhados pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor ao endereço eletrônico disponibilizado pelo participante no ato da inscrição. A certificação será conferida ao servidor que:

• Realizar a inscrição no site da EGDS, no período determinado;
  • Realizar a tarefa e concluí-la na plataforma da EGDS.
  • Realizar a avaliação dentro do prazo estipulado, concluindo como satisfatório. (nota igual ou superior a 7)

ATENÇÃO: Não serão emitidos certificados para servidores que não realizarem as inscrições dentro do prazo determinado.

Não será emitido certificado ao participante que não concluir a tarefa, mesmo tendo sido aprovado na avaliação.

XVI. Contato:

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada na Avenida Ipiranga, 151 – Centro – Várzea Paulista – SP. Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/  e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br