"Assédio Moral: Conhecendo e Enfrentando"

A Secretaria Municipal de Gestão Pública promove através de parceria entre a Unidade de Saúde e Segurança do Trabalho e a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, a capacitação “Assédio Moral: Conhecendo e Enfrentando”, que integra as ações da Campanha de Enfrentamento e Combate ao Assédio Moral instituída pela Prefeitura Municipal.

I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional

II. JUSTIFICATIVA: Tornar efetivas as ações relacionadas a capacitação dos servidores municipais previstas no TAC – Termo de Ajuste de Conduta firmado por esta municipalidade junto ao Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho – 15ª Região, em 01/03/2016.

III. OBJETIVOS:

• Possibilitar que Gestores e Servidores Públicos Municipais identifiquem situações de Assédio Moral;

• Incentivar e propiciar ações de enfrentamento e combate ao Assédio Moral;

• Divulgar e fornecer orientações sobre os procedimentos estabelecidos pela regulamentação que trata do Assédio Moral no âmbito municipal.

IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Assédio Moral é crime;

• Caracterização do Assédio Moral;

• O que não é Assédio Moral;

• Fatores que favorecem o Assédio Moral;

• Consequências do Assédio Moral;

• Custos diretos e indiretos;

• Identificação do Assédio Moral;

• Canais de recursos legais à disposição dos gestores;

• Comissão Permanente de Combate ao Assédio Moral.

V. METODOLOGIA:

Exposição dialogada, com uso acessório de apresentação em PowerPoint, com espaço aberto a questionamentos e explanações por parte dos participantes.

VI. PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos municipais que desempenham funções de Chefia e Direção e servidores públicos municipais ocupantes de cargos de provimento efetivo, representantes de seus pares, indicados através das Secretarias Municipais.

IV. CARGA HORÁRIA: 02 horas

V. LOCAIS:

Turma 1 – Sala de capacitação da EGDS (Av. Ipiranga, nº151,sala19 – Espaço Cidadania)

Turma 2 e 3 – CEU (Centro de Artes Esportes Unificados) Rua João Póvoa – s/n (próximo ao Facilita)

Turmas 4, 5, 6 e 7 – Sala de capacitação da EGDS (Av. Ipiranga, nº151,sala19 – Espaço Cidadania)

VI. HORÁRIO: 9hs às 11hs

VII. FORMADORA: Elenice Matarazzo Crotti – Diretora da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalho

VIII. DATAS:

• Turma 1 – 29/06/2016 (Secretaria Municipal de Saúde)

• Turma 2 – 05/07/2016 (Secretaria Municipal de Educação)

• Turma 3 – 07/07/2016 (Secretaria Municipal de Educação)

• Turma 4 – 13/07/2016 (Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Finanças, Governo e Comunicação, Obras, Gabinete, Gestão Pública, Ouvidoria e Fussbe

• Turma 5 – 20/7/2016 (Secretarias de Segurança Pública e de Transporte Público e Trânsito)

• Turma 6 – 26/7/2016 (Secretarias de Assuntos Jurídicos e Cidadania e de Desenvolvimento Social)

• Turma 7 – Dia 29/7/2016 (Secretaria de Infraestrutura)

IX – CONTATO

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada à Avenida Ipiranga nº 151 – Centro – Várzea Paulista – Salas 20 e 19 (Espaço Cidadania).

Telefone: 11 4595-4002