A Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista, por intermédio do Fórum Municipal de Educação e parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor realizará a III Conferência Municipal de Educação.

Em consonância com o Decreto de 09 de maio de 2016, foi convocada a III Conferência Nacional de Educação (CONAE), que em seu Art. 1º, §2 no paragrafo 2º determina as conferências Municipais para o segundo semestre de 2017, com o tema “A consolidação do sistema nacional de educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”

Na Conferência Municipal poderão participar os estudantes, munícipes, profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Básica – CEMEB, Profissionais das unidades escolares Estaduais, Estabelecimentos de Educação Privada, Sociedade Civil, Conselhos de Escola, de Educação, de Alimentação Escolar, Fundeb.

A Conferência Municipal será pautada nos temas centrais da 3ª CONAE que será dividido nos seguintes eixos temáticos:

I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

O evento acontecerá nos dias, 24 e 25 de outubro de 2017. No dia 24 de outubro acontecerá a abertura do evento, e no dia seguinte, 25 de outubro (quarta-feira), o evento será realizado com grupos de estudos e plenárias, conforme Anexo.

As inscrições estarão disponíveis via internet, no site da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor – EGDS (www.egds.varzeapaulista.sp.gov.br), em “Inscrições online”. Para participar do evento e garantir a opção pelos eixos temáticos, e o público-alvo deverá se inscrever no período de 19 a 30 de setembro de 2017.

Com o correto envio do requerimento de inscrição disponível no site da EGDS, os participantes estarão inscritos para os dois dias do evento (24 e 25 de outubro de 2017). Contudo, no ato da inscrição devem informar os dados referentes à participação no dia 25 de outubro, ou seja, eixo temático de interesse para os debates, lembrando que no dia 25 de outubro para os profissionais da educação do município o período de participação corresponderá a jornada integral de trabalho.

No dia 24 de outubro será a abertura do evento e acontecerá no período da noite com início às 18hs, no dia 25 de outubro a conferência acontecerá durante todo o dia, e terão 08(oito) opções de eixos temáticos para participação no período da manhã que estão divididos em 03(três) grupos de discussão e no período da tarde acontecerão as plenárias finais. A participação deverá ocorrer nos dois momentos.

As situações excepcionais deverão ser dialogadas pelos Gestores das Unidades Educacionais junto a Unidade Gestora Executiva de Educação, ou em contato com a EGDS.

Orientações detalhadas sobre as inscrições, programação e certificação podem ser consultadas nos anexos I e II ou obtidas em contato com a EGDS pelo e-mail egds@varzeapaulista.sp.gov.br, ou pelos telefones (11)4595-4002 ou (11)4595-1164. A sala administrativa da EGDS está situada junto ao Espaço Cidadania, localizado à Avenida Ipiranga, 151 – Centro – Várzea Paulista.

 

ANEXO I – ORIENTAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES E CERTIFICAÇÃO

 

PÚBLICO ALVO: Estudantes, munícipes, profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Básica – CEMEB, Profissionais das unidades escolares Estaduais, Estabelecimentos de Educação Privada, Sociedade Civil, Conselhos de Escola, de Educação, de Alimentação Escolar, Fundeb.

LOCAIS: Serão divulgados no dia 10 de outubro de 2017, junto com a programação completa.

INSCRIÇÕES: Período: de 19 a 30 de setembro de 2017. Através do site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ >>>>> Inscrições online >>>>> Conferência Municipal de Educação

GRUPOS DE EIXOS TEMÁTICOS:

Grupo 1:

Eixo I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Eixo IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

Grupo 2:

Eixo V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

Eixo VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

Grupo 3:

Eixo III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

Eixo VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

Eixo VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • As Inscrições serão realizadas somente via internet.

  • Para realizar a inscrição, acesse o site da EGDS (http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/), no menu clique em “Inscrições online”, e em seguida em “III Conferência Municipal de Educação”.

  • Preencha o formulário completo.

  • Indique a opção de tema para participação

  • Lembre-se que durante a inscrição são solicitados os dados de participação referente ao dia 25 de outubro de 2017

  • Após o envio do requerimento de inscrição, será solicitada a confirmação dos dados.

  • Antes de confirmar, certifique-se das escolhas realizadas. Clique em “sim” para enviar as informações.

  • Após envio da inscrição, não será possível alterar o eixo temático para qual o servidor optou em participar.

  • Para alteração da inscrição o interessado deverá entrar em contato com a EGDS.

  • A conclusão da inscrição se dá através do envio correto de todas as informações solicitadas no requerimento de inscrição disponibilizado via internet. Certifique-se de tê-la concluído com sucesso. Após conclusão será gerado um protocolo de inscrição.

  • A escolha dos eixos temáticos para participação somente será permitida durante período de inscrição: de 19 a 30 de setembro de 2017, e respeitará o número de vagas existentes para cada tema.

  • Uma vez que a participação dos servidores se dará dentro da jornada de trabalho e não será facultativa, àqueles que não realizarem as inscrições no prazo estipulado serão destinadas as vagas remanescentes.

  • Inscrições em duplicidade serão anuladas, exceto os casos aqui previstos.

 

 

CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO

A Certificação dos participantes será realizada pela EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, após o término do evento. Para ter direito a certificação, os participantes deverão:

  • Inscrever-se previamente no evento.

  • Apresentar-se no local da abertura do evento no horário previsto para início;

  • Realizar a assinatura da lista de presença/credenciamento para participação;

  • Permanecer no evento até o término das prévias finais.

  • Participar da programação dos dois dias do evento.

  • Não haverá certificação parcial.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • No dia 24 de outubro abertura no período noturno.

  • No dia 25 de outubro a participação será em horário de integral de trabalho.

  • A participação no evento se dará dentro da jornada de trabalho, portanto não será facultativa.

  • A presença é verificada através da lista de presença/credenciamento.

  • O servidor que não assinar a lista de presença será considerado ausente.

  • Sua inscrição é imprescindível para garantir sua escolha dentro da programação, além de ser muito importante para a organização do evento. Fique atento aos prazos e garanta sua participação no tema desejado.