PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

O conhecimento não provém nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre a criança e os objetos.” (Jean Piaget)

 

A Unidade Gestora Municipal de Educação em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, promove o Programa de Formação Continuada 1º SEMESTRE – 2017 que abordará o ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do conhecimento, tendo como elementos fundantes: o diálogo sobre as possibilidades de articulação entre teoria e prática, as experiências pessoais do(a) professor(a) e sua bagagem teórica, atendendo às solicitações e demandas dos docentes por meio dos temas escolhidos.

Atuarão como formadores nos encontros do Programa de Formação Continuada 1º SEMESTRE – 2017 servidores municipais de diversas especialidades.

A participação no Programa de Formação é opcional e ocorrerá em horário de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo – 4ª feira). Os interessados poderão participar de uma ou mais oficinas (que constam no ANEXO I – Programação), desde que realizem inscrição para cada uma delas, dentro do período estabelecido.

I. Linha de Desenvolvimento: Profissional.

II. Objetivos:

  • Contemplar diferentes possibilidades e estratégias, nas diferentes linguagens, em forma de oficinas;

  • Orientar, por meio de temas específicos, os profissionais da educação visando agregar saberes à sua prática em sala de aula.

III. Público Alvo: Servidores Públicos Municipais ocupantes do Cargo de Professor de Educação Básica na Especialidade Educação Infantil e do Cargo de Professor de Educação Básica das Disciplinas Específicas.

IV. Vagas: 30 vagas por turma / para cada oficina (por adesão)

V. Carga horária: 3 horas por oficina

VI. Horário: Turma (manhã): 8h30 às 11h15

Turma (tarde): 13h15 às 16h00

VII. Inscrições: De 05/06 até 09/06/2017 às 16 horas.

Atenção: A participação é opcional. O servidor deverá realizar uma inscrição para cada oficina que deseja participar.

Exceto a oficina sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) onde a participação é obrigatória aos profissionais que atuam com crianças AUTISTAS (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Específicos, Estagiárias e Professores Auxiliares) e inicialmente a inscrição será por indicação da Unidade Gestora Municipal.

As inscrições serão realizadas através do site da EGDS http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:

  • Matrícula

  • Especialidade

  • Telefone

  • Nome

  • Unidade Gestora

  • Celular

  • Data de Nascimento

  • Unidade De Trabalho

  • E-Mail

  • Cargo

  • Sexo

  • Escolaridade

  • Cargo Em Comissão

  • Carteira De Identidade

 

 

VIII. Contato:

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada provisoriamente à Avenida Fernão Dias Paes Leme nº 284 – Unidade Gestora Municipal de Gestão Pública – Centro – Várzea Paulista – SP.

Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br

Telefone: 11 4595-4002 ou 11 4595-1164

IX. Requisitos para Certificação:

O participante receberá um certificado por oficina.

Terão direito à certificação apenas os servidores previamente inscritos.

A assinatura na lista de presença é de responsabilidade do participante. A não assinatura implicará no NÃO recebimento do certificado.

 

ANEXO I – PROGRAMAÇAO

ATENÇÃO:

A participação nas oficinas do Programa de Formação Continuada 1º SEMESTRE – 2017 é opcional e deverá ser precedida de inscrição.

As inscrições para as oficinas constantes deste Programa ocorrerão no mesmo período, independente de data e tema.

Os interessados deverão realizar uma inscrição para cada uma das oficinas que desejarem participar.

DATA: 21/06/2017

TEMA: A Importância da Música na Primeira Infância

Local: Auditório da Escola de Música (Antigo Centro Cultural) – Rua Manoel Gonçalves,200 Jd. Primavera

Formador: Otiniel Rodrigues Alves (Educador em Artes e Música, Professor da Escola Musicarte em Várzea Paulista)

Objetivo:

  • Proporcionar aos participantes a reflexão sobre a música no ambiente escolar em toda a sua amplitude e sobre como oferecer aos alunos variadas experiências musicais de qualidade, rompendo com concepções equivocadas nas quais a música é trabalhada dentro da escola apenas como elemento disciplinador, ou ainda para “fixar algo”.

 

DATA: 28/06/2017

TEMA: Considerações sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Local: Auditório da Praça do CEU – Rua João Póvoa, S/N, Jardim do Lar.

Formadora: Maria Luciana Guimarães (Especialista em Educação Especial e Coordenadora Pedagógica da APAE de Várzea Paulista)

Objetivo:

  • Dialogar sobre como a criança autista aprende e interage com o meio e com seus pares, ampliando as possibilidades de trabalho do professor, na perspectiva inclusiva; compreender o como e porque da avaliação diagnóstica e do programa educacional individual (IEP).

Esta oficina sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) terá a participação obrigatória aos profissionais que atuam com crianças AUTISTAS (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Específicos, Estagiárias e Professores Auxiliares) e inicialmente a inscrição será por indicação da Unidade Gestora Municipal.

 

DATA: 05/07/2017

TEMA: Primeiros Socorros

Local: Auditório da Praça do CEU – Rua João Póvoa, S/N, Jardim do Lar.

Formador: Cristiano Vargas (Presidente do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários, Comandante Operacional da Região Sudeste dos Bombeiros Unidos sem Fronteiras, Diretor do Departamento de Defesa Civil)

Objetivo:

  • Orientar os participantes a respeito de procedimentos fundamentais a serem aplicados em casos de emergência, até a chegada de serviços especializados, além de informar os professores sobre como evitar acidentes e minimizar riscos, em ambientes domésticos e de trabalho.

DATA: 12/07/2017

TEMA: A Educação Infantil e seu Papel na Construção da Autonomia

Local: Sala Multiuso da Praça do CEU – Rua João Póvoa, S/N, Jardim do Lar.

Formadoras: Magali Oliveira Augusto de Souza, Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino (Coordenação Pedagógica da Unidade Gestora Municipal de Educação)

Objetivo:

  • Dialogar com os participantes sobre como construir regras e limites com as crianças, de forma a favorecer o desenvolvimento da autonomia. Refletir sobre conceitos como ética e moral no cotidiano escolar.