FORMAÇÃO INICIAL PARA O PROGRAMA

BRASIL ALFABETIZADO – 2016 / 2017

 

De acordo com a Constituição Federal, Capítulo III e a Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, Capítulo II, seção V, Art. 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. […] § 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si” – o município de Várzea Paulista, dentre outras medidas, desenvolve em parceria com o MEC/FNDE o Programa Brasil Alfabetizado, em cumprimento a legislação citada e visando a qualidade da educação oferecida e a permanência dos alfabetizandos no processo educacional, articula através da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor a formação inicial e continuada para os alfabetizadores voluntários, no intuito de construir coletivamente uma identidade curricular e uma proposta pedagógica que abarque as especificidades dos educandos, sempre em consonância com as resoluções e o caderno de Orientações sobre o Programa Brasil Alfabetizado, uma vez que a concepção de formação utilizada está pautada na construção e reconstrução de uma prática educativa específica para jovens, adultos e idosos, considerando a necessidade de motivá-los a aprender, privilegiar suas experiências, respeitar as diferenças e voltar as situações de aprendizagem para situações do cotidiano.

I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional

II. OBJETIVOS GERAIS:

  • Propiciar ao alfabetizador a compreensão da Educação, do educando e do educador como agentes que garantirão o processo de transformação social;

  • Valorizar as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo as temáticas sociais e culturais, questões étnicas e de gênero e o mundo do trabalho;

  • Discutir a importância da inclusão dessa população jovem, adulta e idosa como sujeitos de direito, adquirindo a apropriação da leitura e da escrita com capacidade para se envolver e desenvolver como sujeitos sociais ativos;

  • Ocupar-se de fato com a cultura do educando e com sua preparação para o mercado de trabalho;

  • Tornar o universo escolar um ambiente agregador das práticas sociais pautadas na concepção de educação como qualidade social;

  • Respeitar a pluralidade cultural, as identidades, as questões que envolvem: classe, raça, saber e linguagem criando a partir daí condições de aprendizagens;

  • Enfatizar a cultura individual do educando, visando a valorização da sua identidade.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pensar que a metodologia a ser desenvolvida com jovens e adultos tem que estar embasada na realidade dos mesmos, ser dinâmica pela peculiaridade dos alunos, estar voltada para o letramento e se pautar no desenvolvimento de habilidades utilizadas pelo cidadão nos dias atuais.

  • Reconhecer que há um currículo, uma metodologia, recursos e conteúdos que precisam ser planejados, executados e avaliados visando à qualidade de ensino oferecido para esta modalidade de ensino.

  • Reconhecer a importância de diferentes momentos de leitura na educação de jovens e adultos, como estratégia de leitura do mundo e da comunidade mais próxima do aluno.

  • Reconhecer no educador Paulo Freire fonte rica de conhecimentos produzidos para o embasamento do profissional que atua com a formação de jovens e adultos.

IV. PÚBLICO-ALVO: inscritos no Programa Brasil Alfabetizado, que atuarão na Rede Municipal de Educação no seguimento de Educação de Jovens e Adultos.

V. CARGA HORÁRIA:

40 horas, sendo:

20 horas para aulas expositivas e dinâmicas de grupo,

 

10 horas para apresentação de seminários e rodas de conversa,

 

10 horas para pesquisa de campo, organização dos dados e apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo.

VI. LOCAL: Secretaria de Educação

VII. HORÁRIO: das 18h00 às 22h00

VIII. DATAS: 06,07,08,09,10,13,14,15,16 e 17/03/2017

IX. FORMADORA: Vani de Paula Martins

X. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Apresentação do Programa Brasil Alfabetizado;

  • Conceito da Educação de Jovens e Adultos;

  • Carta de Paulo Freire aos professores;

  • Estratégias e Metodologia para Alfabetização de Jovens e Adultos;

  • Paulo Freire e seu método de alfabetização de adultos;

  • Troca de experiências sobre a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos – Maria da Conceição Gomes Miriani, coordenadora do Programa no ano exercício 2013;

  • Planejamento de aulas e Avaliação.

XI. METODOLOGIA:

  • Aulas expositivas;

  • Dinâmicas de grupos;

  • Apresentação de seminários;

  • Pesquisa de campo;

  • Rodas de conversa.

XIV. REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO:

Será conferida a certificação de conclusão do curso ao servidor que atingir frequência mínima de 80% nos encontros presenciais.

Não será fornecida certificação parcial para servidores não concluintes.

ATENÇÃO: Ainda que justificadas, as ausências serão computadas para cálculo da frequência do servidor na capacitação.

XV. CONTATO

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada provisoriamente à Avenida Fernão Dias Paes Leme nº 284 – Secretaria de Gestão Pública – Centro – Várzea Paulista – .

Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br

Telefone: 11 4595-4002 ou 11 4596-9670

 

FORMAÇÃO INICIAL PARA O PROGRAMA

BRASIL ALFABETIZADO – 2015 / 2016

 

De acordo com a Constituição Federal, Capítulo III e a Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, Capítulo II, seção V, Art. 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. […] § 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si” – o município de Várzea Paulista, dentre outras medidas, desenvolve em parceria com o MEC/FNDE o Programa Brasil Alfabetizado, em cumprimento a legislação citada e visando a qualidade da educação oferecida e a permanência dos alfabetizandos no processo educacional, articula através da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor a formação inicial e continuada para os alfabetizadores voluntários, no intuito de construir coletivamente uma identidade curricular e uma proposta pedagógica que abarque as especificidades dos educandos, sempre em consonância com as resoluções e o caderno de Orientações sobre o Programa Brasil Alfabetizado, uma vez que a concepção de formação utilizada está pautada na construção e reconstrução de uma prática educativa específica para jovens, adultos e idosos, considerando a necessidade de motivá-los a aprender, privilegiar suas experiências, respeitar as diferenças e voltar as situações de aprendizagem para situações do cotidiano.

I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional

II. OBJETIVOS GERAIS:

  • Propiciar ao alfabetizador a compreensão da Educação, do educando e do educador como agentes que garantirão o processo de transformação social;

  • Valorizar as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo as temáticas sociais e culturais, questões étnicas e de gênero e o mundo do trabalho;

  • Discutir a importância da inclusão dessa população jovem, adulta e idosa como sujeitos de direito, adquirindo a apropriação da leitura e da escrita com capacidade para se envolver e desenvolver como sujeitos sociais ativos;

  • Ocupar-se de fato com a cultura do educando e com sua preparação para o mercado de trabalho;

  • Tornar o universo escolar um ambiente agregador das práticas sociais pautadas na concepção de educação como qualidade social;

  • Respeitar a pluralidade cultural, as identidades, as questões que envolvem: classe, raça, saber e linguagem criando a partir daí condições de aprendizagens;

  • Enfatizar a cultura individual do educando, visando a valorização da sua identidade.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pensar que a metodologia a ser desenvolvida com jovens e adultos tem que estar embasada na realidade dos mesmos, ser dinâmica pela peculiaridade dos alunos, estar voltada para o letramento e se pautar no desenvolvimento de habilidades utilizadas pelo cidadão nos dias atuais.

  • Reconhecer que há um currículo, uma metodologia, recursos e conteúdos que precisam ser planejados, executados e avaliados visando à qualidade de ensino oferecido para esta modalidade de ensino.

  • Reconhecer a importância de diferentes momentos de leitura na educação de jovens e adultos, como estratégia de leitura do mundo e da comunidade mais próxima do aluno.

  • Reconhecer no educador Paulo Freire fonte rica de conhecimentos produzidos para o embasamento do profissional que atua com a formação de jovens e adultos.

IV. PÚBLICO-ALVO: inscritos no Programa Brasil Alfabetizado, que atuarão na Rede Municipal de Educação no seguimento de Educação de Jovens e Adultos.

V. CARGA HORÁRIA:

40 horas, sendo:

* 20 horas para aulas expositivas e dinâmicas de grupo,

 

* 10 horas para apresentação de seminários e rodas de conversa,

 

* 10 horas para pesquisa de campo, organização dos dados e apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo.

VI. LOCAL: CEMEB Prefeito João Aprilantti

VII. HORÁRIO: das 18h00 às 22h00

VIII. DATAS: 19,20,21,22,25,26,27,28 e 29/01, 01/02/2016

IX. FORMADORA: Vani de Paula Martins

X. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Apresentação do Programa Brasil Alfabetizado;

  • Conceito da Educação de Jovens e Adultos;

  • Carta de Paulo Freire aos professores;

  • Estratégias e Metodologia para Alfabetização de Jovens e Adultos;

  • Paulo Freire e seu método de alfabetização de adultos;

  • Troca de experiências sobre a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos – Maria da Conceição Gomes Miriani, coordenadora do Programa no ano exercício 2013;

  • Planejamento de aulas e Avaliação.

XI. METODOLOGIA:

  • Aulas expositivas;

  • Dinâmicas de grupos;

  • Apresentação de seminários;

  • Pesquisa de campo;

  • Rodas de conversa.

 

XIV. REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO:

Será conferida a certificação de conclusão do curso ao servidor que atingir frequência mínima de 80% nos encontros presenciais.

Não será fornecida certificação parcial para servidores não concluintes.

ATENÇÃO: Ainda que justificadas, as ausências serão computadas para cálculo da frequência do servidor na capacitação.

XV. CONTATO

Todas as informações referentes às capacitações deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada à Avenida Ipiranga nº 151 – Centro – Várzea Paulista – Salas 19 e 20 (Espaço Cidadania).

Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br

Telefone: 11 4595-4002