A Defesa Civil do Município de Várzea Paulista e o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, realizará a capacitação “Plano de Contingência e Brigada de Incêndio”, voltada aos servidores que atuam nos Centros Municipais de Educação Básica, visando orientar os servidores municipais para prevenção e atuação em possíveis situações de emergência nas unidades de trabalho.

Justificativa: A Lei Federal nº 12.608/12, instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, e determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotem as medidas necessárias à redução dos riscos de desastres. Nesse sentido, os arts. 8º e 9º da mesma Lei destacam as competências do Município, dentre as quais estão realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa, e estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas e hospitais.

Objetivos: Formar Plano de Contingência de Proteção e Defesa adaptado a realidade de cada Unidade, e propor a formação de brigada de incêndio.

Público-alvo: Todos os servidores municipais que atuam na CEMEB Águida Aparecida Savietto Jorge, CEMEB Vereador José Pedro Musseli, CEMEB PROINFÂNCIA Antônio Bueno.

Carga Horária: 7 horas (4 horas teóricas e 3 horas práticas)

Número de encontros: 02

1º Encontro

Dia 27/04/2015 (segunda-feira) – Período da Manhã

Horário: das 8h30 às 12h30

Local: Câmara Municipal de Vereadores

Dia 30/04/2015 (quinta-feira) – Período da Tarde

Horário: das 13h00 às 17h00

Local: Câmara Municipal de Vereadores

2º Encontro

Prática – Simulações

27/06/2015

CEMEB Águida Aparecida Savietto Jorge

04/07/2015

CEMEB PROINFÂNCIA Antônio Bueno

08/08/2015

CEMEB Vereador José Pedro Musseli

29/08/2015

CEMEB Vereador José Pedro Musseli – ANEXO

O segundo encontro foi agendado de acordo com a disponibilidade das unidades participantes, possibilitando simulações e orientações específicas, considerando o ambiente e os riscos de cada CEMEB.

Instrutor: Cristiano Vargas – Diretor do Departamento de Defesa Civil de Várzea Paulista e auxiliares

Conteúdo Programático:

• Proposta de Formação de brigada de prevenção e combate a incêndio;

• Orientar quanto aos riscos existentes em cada unidade;

• Como fazer a retirada segura das crianças e funcionários em situação de emergências;

• Facilitação da chegada das equipes de emergências;

• Tetraedro do fogo e seus agentes extintores;

• Utilização dos extintores de incêndio;

• Procedimentos para atendimento a uma vítima de parada cardíaca;

• Engasgamento;

• Como solicitar ajuda;

Metodologia:

• Explanação teórica, demonstrações e simulações;

Outras Informações:

Os encontros ocorrerão em horário de trabalho.

Não haverá inscrições para esta capacitação.

Os participantes deverão realizar o credenciamento no dia e local do encontro.

Outros Esclarecimentos podem ser obtidos junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, através do telefone 11 4595-4002 ou e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br