PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA PAULISTA

ESTADO DE SÃO PAULO

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor – divulga a todos informações sobre datas, locais e os procedimentos para a inscrição nos cursos oferecidos pelo Programa de Formação Continuada para os Professores de Educação Infantil da rede para o ano letivo de 2013.

Abaixo o detalhamento das formações oferecidas:

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Linha de Desenvolvimento: Profissional

 

Ementa do Curso: Abordar concepções de ensino e aprendizagem na área de Matemática tendo como elementos fundantes para as discussões, tanto as experiências pessoais do professor, seu conhecimento teórico e os saberes de sua prática, tendo em vista que essas disciplinas compõem o referencial curricular do nosso município, quanto os referenciais teóricos trazidos pelos formadores para reflexões das práticas. Discutir possibilidades de articulação entre os conhecimentos das disciplinas para um entendimento crítico e reflexivo de conteúdos de ensino e metodologias utilizadas pelos docentes da rede.

 

Curso: Matemática Sem Segredo

 

Programa do Curso:

Avaliação da Aprendizagem em Matemática na Educação Infantil;

Resolver Problemas: o Lado Lúdico do Ensino de Matemática;

Jogos;

Números Naturais;

Operações com Números Naturais;

Espaço e Forma;

Grandezas e Medidas;

Tratamento da Informação.

 

Avaliação: Será feita através da análise dos trabalhos individuais e apresentação do Portfólio, sendo necessários para aprovação e certificação frequência mínima de 80% e média 7,0 (sete) na somatória das notas. O certificado será emitido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor – EGDS.

 

Público Alvo: Cargo: Professor de Educação Básica – Especialidade: Educação Infantil II.

 

Formadora: Profª Alexandra Spindorela.

 

Vagas oferecidas por período: 50

 

Local: Unianchieta

 

Carga horária: 90 horas (divididas em 14 encontros de 03 horas cada, 10 horas de preparação de Portfólio e 38 horas de trabalho à distância – individual).

 

Cronograma dos Encontros:

Grupo A – manhã

Período: das 8h30min às 11h30min

Datas: 08 e 22/05; 05 e 19/06; 03/07; 07 e 21/08; 04 e 18/09; 02, 16 e 30/10; 13/11; 04/12.

Grupo A – tarde

Período: das 13h às 16h

Datas: 08 e 22/05; 05 e 19/06; 03/07; 07 e 21/08; 04 e 18/09; 02, 16 e 30/10; 13/11; 04/12.

 

Grupo B – manhã

Período: das 8h30min às 11h30min

Datas: 15 e 29/05; 12 e 26/06; 10/07; 14 e 28/08; 11 e 25/09; 09 e 23/10; 06 e 27/11; 04/12.

Grupo B – tarde

Período: das 13h às 16h

Datas: 15 e 29/05; 12 e 26/06; 10/07; 14 e 28/08; 11 e 25/09; 09 e 23/10; 06 e 27/11; 04/12.

 

Bibliografia

 

PROPOSTA CURRICULAR DE VÁRZEA PAULISTA (SP): Em busca do Inédito Viável- SP: Secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, 2012.

 

PRÓ-LETRAMENTO: Programa de Formação continuada de Professores dos Anos/Séries do Ensino Fundamental: Guia Geral. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.

 

PRÓ-LETRAMENTO: Programa de Formação continuada de Professores dos Anos/Séries do Ensino Fundamental: Matemática. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.

 

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Brasília, 2010.

 

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Conhecimento de Mundo – Volume 3. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 1998.

 

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignes; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras Infantis nas Aulas de Matemática, Volume 1. Porta Alegre: Artmed Editora, 2000.

 

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignes; CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de Problemas, Volume 2. Porta Alegre: Artmed Editora, 2000.

 

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignes;CÂNDIDO, Patrícia.Figuras e Formas, Volume 3. Porta Alegre: Artmed Editora, 2000.

 

VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

 

BIGODE, Antonio J.L.; FRANT, Janete Bolite. Matemática: Soluções para Dez Desafios do Professor: 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. 1 ed. São Paulo: Ática Educadores, 2011