As linhas de desenvolvimento orientam os programas de formação e estruturam as capacitações para a correta adequação ao seu objetivo específico.

Linhas de desenvolvimento (Lei Complementar nº 182, de 29 de outubro de 2007. Título VI – Do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento. Capítulo I – Dos Objetivos e das Linhas de Desenvolvimento):

1. Global: que propiciará a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores para a obtenção da consciência do seu papel social, da conquista da cidadania, dos aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, à execução e ao controle das metas individuais.

Exemplo(s):

– Dia do Trabalhador – exibição do filme "Braços Cruzados, Máquinas Paradas".

– Formação de Ingressantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer;

– Inclusão Digital;

– Integração dos Servidores Contratados.

2. Educação Formal: que visa ao desenvolvimento integral do servidores, desde a alfabetização até os mais alto níveis de educação formal.

Exemplo(s):

– EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Ensino Fundamental;

– EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Ensino Médio.

3. Gerencial: composta por ações formativas específicas voltadas para a preparação dos gestores municipais.

Exemplo(s):

– Coaching Ontológico;

– Indicadores;

– Instrumentos de Gestão de Pessoal.

4. Carreira: que visa preparar o servidor para desenvolver-se na carreira, através dos processos de capacitação funcional.

Exemplo(s):

– Formação de Condutores de Ambulância;

– Formação de Gestores em Segurança Pública Municipal;

– Formação de Mestre de Obras;

– Formação de Professores de Educação de Jovens e Adultos;

–  Psicopedagogia Institucional.

5. Profissional: visando à capacitação dos servidores na sua área de atuação e à superação de dificuldades detectadas na avaliação de desempenho.

Exemplo(s):

– Alfabetização, Letramento e Linguagens;

– Atendimento ao Público;

– Atendimento Telefônico;

– Capacitação sobre a Avaliação de Desempenho;

– Ciências Sociais e Educação;

– Curso Academia da Guarda Municipal;

– Curso Básico de Contratos Administrativos;

– Curso Básico de Convênios;

– Curso Básico de Licitações;

– Curso de Qualificação Técnico Profissional Guarda Municipal;

– Elaboração Legislativa;

– Emergência Elétrica;

– Entrando na Roda;

– Fase Interna das Contratações Públicas;

– Gestão Documental – Módulo I;

– GP WEB – Gerenciamento de Práticas e Projetos;

– Identidade e Diferença: na Infância, na Matemática e nas Mídias;

– Informática – Open Office;

– Informática Básica;

– Julgamento nas Licitações;

– LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – Módulos I, II e III;

– LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – Módulo Intermediário;

– Língua Portuguesa – Módulos I, II e III;

– Logística Integrada (Alcance);

– Normas Ortográficas e Gramaticais (Nova Ortografia);

– NR 10;

– Organização de Eventos e Cerimonial;

– Primeiros Socorros;

– Primeiros Socorros e Combate a Incêndio;

– Professores de EJA – Registros;

– Publicação de Conteúdo para Internet – Transparência Pública;

– Registro de Preços;

– Técnicas Administrativas (Alcance);

– Tempos, Espaços e Diferentes Linguagens.

6. Ambiente Organizacional: visando à capacitação dos servidores de acordo com o ambiente em que atua.

Exemplo (s):

– Conselheiros de Saúde;

– Curso de Preparação da Guarda Municipal – 2ª Fase do Concurso Público.

7. Intersetorial: visando ao estabelecimento de projetos e ações entre dois ou mais ambientes organizacionais.

Exemplo:

– Atenção Integral às Pessoas em Uso Nocivo/Dependência de Substâncias Psicoativas.