*EGDS INFORMA.:  Formações com novos encontros

A  oficina para Polivalentes Ingressantes II do Ensino Fundamental terá

sua carga horária dobrada, pois, contará com mais um encontro que será realizado no dia 06/09/2016,

Tuma da Manhã das 9h às 11h  e Portfólio II (Fundamental e Específicos) também terá sua carga horária dobrada, pois,

contará com mais um encontro que será realizado no dia 27/09/2016, Tuma da Manhã das 9h às 11h  e

Turma da Tarde das 13h às 15h. Local das formações.: Auditório da Secretaria de Educação.

FILOSOFIA também terá sua carga horária dobrada, pois, contará com mais um encontro que será

realizado no dia 21/09/2016, das 8h30 as 16h,  em local a ser definido. 

Não abriremos inscrições pois será continuidade da primeira oficina.

 

*INFORMAMOS.: O período de inscrições  foi de 09/08/2016 à 12/08/2016, PRORROGOU-SE até dia 17/08/2016 (Quarta-feira)

conforme Circular nº 117/2016 da Secretaria de Educação, ESTA ENCERRADO

As formações estão ocorrendo.

 

LINK's PARA INSCRIÇÃO PÚBLICO ALVO TURMA TIPO DE PARTICIPAÇÃO
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – ÚNICA DIRETORES, VICE – DIRETORES E EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ÚNICA OBRIGATÓRIA
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – ÚNICA COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES POLIVALENTES ATUANTES NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÚNICA OBRIGATÓRIA
RODA DE CONVERSA (Professores de Filosofia) – ÚNICA PROFESSORES DE FILOSOFIA ÚNICA OBRIGATÓRIA
OBS.: INSCRIÇÕES PARA ESSA OFICINA JÁ FORAM REALIZADAS NO 1º SEMESTRE NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE SE INSCREVER NOVAMENTE .ABORDAGEM DIDÁTICO PEDAGÓGICA PARA INTERAÇÃO DAS TECNOLOGIAS (Professores de Informática) – ÚNICA PROFESSORES DE INFORMÁTICA ÚNICA OBRIGATÓRIA
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MANHÃ PROFESSORES INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). MANHÃ OBRIGATÓRIA
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – TARDE PROFESSORES INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). TARDE OBRIGATÓRIA
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA – MANHÃ PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANHÃ OBRIGATÓRIA
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA – TARDE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA TARDE OBRIGATÓRIA
ATIVIDADES LÚDICAS – MANHÃ PROFESSORES DE INGLÊS E ESPANHOL MANHÃ RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE
O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA – MANHÃ EDUCADORES DE CRECHE INGRESSANTES (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). MANHÃ ADESÃO
O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA – TARDE EDUCADORES DE CRECHE INGRESSANTES (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). TARDE ADESÃO
PORTFÓLIO – MANHÃ PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E ESPECÍCOS MANHÃ ADESÃO
PORTFÓLIO – TARDE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E ESPECÍCOS TARDE ADESÃO
DANÇA – MANHÃ PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES MANHÃ OBRIGATÓRIA
DANÇA – TARDE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES TARDE OBRIGATÓRIA
OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – SUCATAS QUE ENCANTAM -MANHÃ EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE, PRÉ-ESCOLA E ENSINO FUNDAMENTAL. MANHÃ ADESÃO
OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – SUCATAS QUE ENCANTAM – TARDE EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE, PRÉ-ESCOLA E ENSINO FUNDAMENTAL. TARDE ADESÃO
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AÇÃO DO PROFESSOR NESTE PROCESSO – MANHÃ PROFESSORES POLIVALENTES INGRESSANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 MANHÃ OBRIGATÓRIA
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AÇÃO DO PROFESSOR NESTE PROCESSO – TARDE PROFESSORES POLIVALENTES INGRESSANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 TARDE OBRIGATÓRIA
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – MANHÃ PROFESSORES E EDUCADORES ATUANTES COM ALUNOS DE INCLUSÃO – ESPECIALIDADES : INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, PROFESSORES ATUANTES NAS SALAS DE AEE E PROFISSIONAIS DO COE. MANHÃ OBRIGATÓRIA
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – TARDE PROFESSORES E EDUCADORES ATUANTES COM ALUNOS DE INCLUSÃO – ESPECIALIDADES : INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, PROFESSORES ATUANTES NAS SALAS DE AEE E PROFISSIONAIS DO COE. TARDE OBRIGATÓRIA
CONTAÇÃO DE HISTORIAS – MAHÃ PROFESSORES INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. MANHÃ RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE
CONTAÇÃO DE HISTORIAS – TARDE PROFESSORES INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. TARDE RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA SURDEZ – MANHÃ PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA MANHÃ ADESÃO
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA SURDEZ – TARDE PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA TARDE ADESÃO
"EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL, ALTAS HABILIDADES E SUPER DOTAÇÃO"- MANHÃ PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA MANHÃ ADESÃO
"EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL, ALTAS HABILIDADES E SUPER DOTAÇÃO" – TARDE PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA TARDE ADESÃO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO / PORTFÓLIOS – MANHÃ PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. MANHÃ RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO / PORTFÓLIOS – TARDE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. TARDE RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE
MUSICALIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – MANHÃ EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA MANHÃ ADESÃO
MUSICALIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – TARDE EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA TARDE ADESÃO
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA – MANHÃ PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL MANHÃ ADESÃO
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA – TARDE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL TARDE ADESÃO
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA FÍSICA, DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, CURRÍCULO FUNCIONAL E ACESSIBILIDADE – MANHÃ PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA MANHÃ ADESÃO
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA – TARDE PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA TARDE ADESÃO

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SEMESTRE 2016

 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a EGDSEscola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, promove o Programa de Formação Continuada (2º SEMESTRE2016) que abordará o ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do conhecimento, tendo como elementos fundantes: o diálogo sobre as possibilidades de articulação entre teoria, prática e as experiências pessoais dos profissionais da educação.

Atuarão como formadores nos encontros do Programa de Formação Continuada – 2º SEMESTRE2016, servidores Municipais ocupantes do Cargo de Professor de Educação Básica; servidores municipais no desempenho de Função de Suporte Pedagógico, profissionais Convidados; e profissionais que atuam junto a Empresa Consultoria e Assessoria Educacional Saberes.

A participação no Programa de Formação SEMESTRE2016 será facultativa para alguns temas e obrigatória para outros, conforme descrito no anexo I – Programação, deste Edital. Os interessados poderão participar de uma ou mais oficinas (vide Anexo I – Programação), desde que realizem inscrição para cada uma delas, dentro do período estabelecido.

I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional

II. OBJETIVO:

  • Promover por meio de temas específicos, aos Servidores Municipais, momentos de diálogo e reflexão visando agregar saberes à sua prática profissional.

III. PÚBLICO ALVO:

  • Servidores Públicos Municipais ocupantes do Cargo de Professor de Educação Básica nas Especialidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Específicos (todas as áreas);

  • Educadores que atuam nas Unidades de Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental;

  • Professores de Educação Bàsica em exercício de função gratificada de diretor, vice-diretor e coordenador;

  • Professores de Educação Básica atuantes nas salas de Atendimento Educacional Especializado;

  • Professores de Educação Básica atuantes na EJA – Educação de Jovens e Adultos;

  • Equipe MultidisciplinarCOE;

  • Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação;

  • Supervisoras da Secretaria Municipal de Educação.

IV. INSCRIÇÕES:

Atenção:

  • O servidor deverá realizar sua inscrição para cada Formação que deseja participar.

  • As inscrições são necessárias para todas as Formações, independente da obrigatoriedade de participação.

As inscrições serão realizadas através do site da EGDS http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.

Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:

  • MATRÍCULA

  • ESPECIALIDADE

  • TELEFONE

  • NOME

  • SECRETARIA

  • CELULAR

  • DATA DE NASCIMENTO

  • CENTRO DE CUSTO

  • E-MAIL

  • CARGO

  • SEXO

  • ESCOLARIDADE

  • CARGO EM COMISSÃO

  • CARTEIRA DE IDENTIDADE

 

* Para as oficinas de Educação Infantil sobre Contação de Historias e Portfólio os profissionais que participaram do encontro precisarão realizar nova inscrição.

V. CONTATO

Todas as informações referentes às capacitações, deverão ser obtidas junto à EGDSEscola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada à Avenida Ipiranga 151CentroVárzea PaulistaSalas 19 e 20 (Espaço Cidadania).

Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br

Telefone: 11 4595-4002

VI. REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO

A certificação será realizada para cada Formação.

Nas formações que contam com mais de 01 encontro, somente será certificada a participação do servidor que obtiver o mínimo de 80% de frequência.

Terão direito à certificação apenas os servidores previamente inscritos.

A ASSINATURA NA LISTA DE PRESENÇA É DE RESPONSABILIDADE DO PARTICIPANTE, A NÃO ASSINATURA NA LISTA DE PRESENÇA IMPLICARÁ NO REGISTRO DA AUSÊNCIA DO SERVIDOR NA FORMAÇÃO, PODENDO ACARRETAR PERDA DO DIREITO À CERTIFICAÇÃO.

ANEXO IPROGRAMAÇÃO

Oficina/Tema:

Educação na Perspectiva Inclusiva

Público Alvo:

  • Diretores

  • ViceDiretores

  • Equipe da Secretaria de Educação

Participação:

Obrigatória

Data:

  • 08/08/2016

  • 12/09/2016

  • 29/09/2016

  • 20/10/2016

  • 28/11/2016

Horário:

8 h às 12 h

Local:

Auditório da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

45

Carga Horária:

20 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos das deficiências;

Conhecer a legislação e os aspectos Didáticos Pedagógicos que envolvem a inclusão.

 

 

Oficina/Tema:

 

Educação na Perspectiva Inclusiva

Público Alvo:

  • Coordenadores Pedagógicos

  • Professores polivalentes atuantes nas salas de Atendimento Educacional Especializado

Participação:

Obrigatória

Data(s):

  • 09/08/2016

  • 13/09/2016

  • 18/10/2016

  • 08/11/2016

Horário:

  1. Coordenadores Pedagógicos: 8 às 12h

  2. Professores polivalentes atuantes nas salas de Atendimento Educacional Especializado: 8h às 16h

Local:

Auditório da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

30

Carga Horária:

  • Coordenadores Pedagógicos: 16 horas

  • Professores polivalentes atuantes nas salas de Atendimento Educacional Especializado: 28 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos, conhecendo e aprofundando as abordagens sobre as características, diagnóstico e estratégias para suporte pedagógico no desenvolvimento do trabalho com alunos e demais profissionais.

 

 

Oficina/Tema:

Roda de Conversa

Público Alvo:

Professor de Filosofia

Participação:

Obrigatória

Data:

10/08/2016

Horário:

Manhã: 08h30 às 11h15

 

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação.

Número de Vagas:

10 vagas

Carga Horária:

03 horas

Formador (a):

Margarete Regina Leme

Objetivo:

Refletir sobre a prática dialógica e o processo de aprendizagem nas séries iniciais.

 

 

Oficina/Tema:

Abordagem Didático Pedagógica para Interação das Tecnologias.

Público Alvo:

Professores de Informática*

Participação:

Obrigatória

Data:

10/08/2016

Horário:

08h30 às 16h00

Local:

Cemeb. João Baptista Nalini

Número de Vagas:

16 vagas

Carga Horária:

8 horas (referentes a esse encontro). No total a formação terá 16 horas.

Formador (a):

Maria Elisabete Brizola Brito Prado e Odete Sidericoudes

Objetivo:

Proporcionar momentos de reflexão referente a abordagem didático pedagógica para integração das tecnologias buscando o aprimoramento das práticas escolares.

Observação: As inscrições para essa oficina foram realizadas no semestre não havendo necessidade de se inscrever novamente.

 

 

Oficina/Tema:

A Importância do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

 

Público Alvo:

Professores Ingressantes na Educação Infantil (Julho/2015 até a presente data).

 

Participação:

Obrigatória

Data:

16/08/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 09h00 às 11h00

Turma Tarde: 13h00 às 15h00

Local:

Auditório 2 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

2 horas

Formador (a):

Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino

Objetivo:

 

Propiciar aos novos professores momentos de interação com os pares e com a Secretaria de Educação, favorecendo a apropriação do currículo e da proposta pedagógica do Município, a troca de experiências e o enriquecimento da prática em sala de aula.

 

Oficina/Tema:

Educação na Perspectiva Inclusiva: Educação Física Adaptada

Público Alvo:

Professores Específicos de Educação Física

Participação:

Obrigatória

Data:

17/08/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

20 vagas por turma para cada oficina/tema

 

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

 Dialogar e refletir sobre como os portadores de necessidades especiais participam das atividades físicas desenvolvidas no ambiente escolar e identificar situações que representem as dificuldades dos profissionais de Educação Física.

 

 

Oficina/Tema:

Atividades Lúdicas

Público Alvo:

Professores de Inglês e Espanhol

Participação:

Professores inscritos na primeira oficina ocorrida no primeiro semestre.

Data:

17/08/2016

Horário:

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

 

Local:

Auditório 2 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

10 vagas

Carga Horária:

03 horas

Formador (a):

Adriana Rodrigues de Camargo Lopes

Objetivo:

Promover a socialização reforçando os conteúdos/temas apreendidos ampliando as possibilidades de trabalho por meio de diferentes estratégias e recursos.

 

 

Oficina/Tema:

O Desenvolvimento da Primeira Infância

 

Público Alvo:

Educadores de Creche Ingressantes (Julho/2015 até a presente data).

 

Participação:

Adesão

Data:

23/08/2016

Horário:

Turma Manhã: 09h00 às 11h00

Turma Tarde: 13h00 às 15h00

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

2 horas

Formador (a):

Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino

Objetivo:

Propiciar aos novos educadores momentos de interação com os pares e com a Secretaria de Educação, favorecendo a apropriação das práticas correntes, no Município, voltadas à primeira infância, a troca de experiências e ideias para a promoção do desenvolvimento infantil.

 

 

Oficina/Tema:

Portfólio

Público Alvo:

Professores do Ensino Fundamental e Específicos

Participação:

Adesão

Data:

24/08/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação.

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Elen Fernandes de Matos Fonseca e Glauce Rocco Parazzi

Objetivo:

Compreender o portfólio como uma prática avaliativa do cotidiano escolar e inclui-lo como instrumento de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

 

 

Oficina/Tema:

Dança

Público Alvo:

Professores de Educação Física e Arte

Participação:

Obrigatória

Data:

24/08/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Espaço CidadaniaQuadra Poliesportiva.

Número de Vagas:

40 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Clóvis Eduardo Escarabelin

Objetivo:

Apresentar a dança como instrumento de socialização destacando a importância da linguagem corporal no processo de ensino aprendizagem.

 

 

Oficina/Tema:

Oficina para Construção de Brinquedos com Materiais RecicláveisSucatas que Encantam.

Público Alvo:

Educadores* atuantes em Unidades de Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental.

Participação:

Adesão

Data e Horário:

25/08/2016 Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Data e Horário:

26/08/2016 Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Auditório da EGDS

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

03 horas

Formador (a):

Nilsa Sirlene Victorino

Objetivo:

Fomentar ideias e ações frente a utilização de materiais recicláveis na construção de brinquedos.

*Observação: Os educadores participarão no horário oposto ao horário de trabalho (contra turno).

 

 

Oficina/Tema:

A Importância do Planejamento e a Ação do Professor neste Processo

Público Alvo:

Professores Polivalentes Ingressantes do Ensino Fundamental em 2016

Participação:

Obrigatória à Todos os Ingressantes

Data:

30/08/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 09h00 às 11h00

Turma Tarde: 13h15 às 15h15

Local:

Auditório da Secretaria de Educação.

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

2 horas

Formador (a):

Elen Fernandes de Matos Fonseca e Glauce Rocco Parazzi

Objetivo:

Dialogar e refletir sobre formas de organização Didático Pedagógica destacando os aspectos que devem ser considerados neste processo.

 

 

 

Oficina/Tema:

 

Educação na Perspectiva Inclusiva

Público Alvo:

Professores e Educadores atuantes com alunos de inclusão Especialidades : Infantil, Fundamental, Específicos e EJA, Coordenadores Pedagógicos, Professores atuantes nas salas de AEE e Profissionais do COE.

Participação:

Obrigatória

Data:

  • 14/09/2016

  • 28/09/2016

  • 19/10/2016

Horário:

Manhã: 8h30 às 11h15

Tarde: 13h15 às 16h

Local:

Auditório Praça do CEU

Número de Vagas:

65 por período

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos das Deficiências: Física, Múltipla, Intelectual, Visual, Currículo Funcional e Acessibilidade, Transtorno Global de Desenvolvimento, Surdez, Altas Habilidades e Superdotação relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação , currículo e procedimentos de avaliação .

 

 

 

Oficina/Tema:

Contação de Historias.

Público Alvo:

Professores inscritos na primeira oficina ocorrida no primeiro semestre.

Participação:

Vide informação acima.

Data:

21/09/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação.

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino

Objetivo:

Fomentar a importância do livro e da Contação de Histórias e estudar novas possibilidades de trabalho com a leitura envolvendo as novas tecnologias, sem que se perca a função social do portador de texto. Confeccionar alguns materiais úteis à Contação de Histórias, em sala de aula.

 

 

Oficina/Tema:

 

Educação na Perspectiva Inclusiva: Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Aspectos Significativos da Surdez.

Público Alvo:

Professores das Especialidades: Infantil, Fundamental, Específicos e EJA

Participação:

Por adesão

Data:

21/09/2016

Horário: HTPC

Manhã: 8h30 às 11h15

Tarde: 13h15 às 16h

Local:

Auditório Praça do CEU

Número de Vagas:

60 por período

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos da deficiência intelectual , transtornos globais do desenvolvimento e surdez , relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação , currículo e procedimentos de avaliação .

 

 

Oficina/Tema:

 

Educação na Perspectiva Inclusiva: Aspectos Significativos da Deficiência Visual, Altas Habilidades e Superdotação

 

Público Alvo:

Professores das Especialidades: Infantil, Fundamental, Específicos e EJA

Participação:

Adesão

Data:

05/10/2016

Horário: HTPC

Manhã: 8h30 às 11h15

Tarde: 13h15 às 16h

Local:

Auditório Praça do CEU

Número de Vagas:

60 por período

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos da Deficiência Visual, Altas Habilidades e Superdotação relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação, currículo e procedimentos de avaliação.

 

 

Oficina/Tema:

Instrumentos de Avaliação Portfólios

Público Alvo:

Professores da Educação Infantil inscritos na primeira oficina ocorrida no primeiro semestre.

Participação:

Vide informação acima.

Data:

05/10/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino

Objetivo:

Refletir com os pares sobre o processo de construção do portfólio. Dialogar, compartilhar experiências, apropriar-se de material teórico correlato ao assunto, de forma a tornar mais funcional o processo e mais rico o portfólio.

 

 

Oficina/Tema:

Musicalização na primeira infância

Público Alvo:

Educadores* atuantes em Unidades de Creche e Pré-Escola

Participação:

Adesão

Data:

21/10/2016

Horário:

Turma Manhã: 08h00 às 11h00

Turma Tarde: 13h30 às 16h30

Local:

Auditório 2 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Cristina Ravaggio Monção

Objetivo:

Ampliar a visão dos participantes a respeito da educação musical proporcionando o conhecimento e discussão de práticas que estimulem o desenvolvimento das crianças.

*Observação: Os educadores participarão no horário oposto ao horário de trabalho (contra turno).

 

 

Oficina/Tema:

A Educação Infantil e seu Papel na Construção da Autonomia

Público Alvo:

Professores de Educação Infantil

Participação:

Adesão

Data:

26/10/2016

Horário: HTPC

Turma Manhã: 08h30 às 11h15

Turma Tarde: 13h15 às 16h00

Local:

Auditório 1 da Secretaria de Educação

Número de Vagas:

30 vagas por turma para cada oficina/tema

Carga Horária:

03 horas

Formador (a):

Magali Oliveira Augusto de Souza, Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino

Objetivo:

Dialogar sobre quais condições e aspectos a autonomia é promovida no contexto escolar refletindo sobre a importância do desenvolvimento desta nas crianças e quais práticas são relevantes para este fim.

 

 

 

Oficina/Tema:

 

Educação na Perspectiva Inclusiva: Deficiência Física, Deficiência Múltipla, Currículo Funcional e Acessibilidade.

Público Alvo:

Professores das Especialidades: Infantil, Fundamental, Específicos e EJA

Participação:

Adesão

Data:

09/11/2016

Horário: HTPC

Manhã: 8h30 às 11h15

Tarde: 13h15 às 16h

Local:

Auditório Praça do CEU

Número de Vagas:

60 por período

Carga Horária:

3 horas

Formador (a):

Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes

Objetivo:

Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos da deficiência física, deficiência múltipla, currículo funcional e acessibilidade, relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação , currículo e procedimentos de avaliação .