*EGDS INFORMA.: Formações com novos encontros
A oficina para Polivalentes Ingressantes II do Ensino Fundamental terá
sua carga horária dobrada, pois, contará com mais um encontro que será realizado no dia 06/09/2016,
Tuma da Manhã das 9h às 11h e Portfólio II (Fundamental e Específicos) também terá sua carga horária dobrada, pois,
contará com mais um encontro que será realizado no dia 27/09/2016, Tuma da Manhã das 9h às 11h e
Turma da Tarde das 13h às 15h. Local das formações.: Auditório da Secretaria de Educação.
FILOSOFIA também terá sua carga horária dobrada, pois, contará com mais um encontro que será
realizado no dia 21/09/2016, das 8h30 as 16h, em local a ser definido.
Não abriremos inscrições pois será continuidade da primeira oficina.
*INFORMAMOS.: O período de inscrições foi de 09/08/2016 à 12/08/2016, PRORROGOU-SE até dia 17/08/2016 (Quarta-feira)
conforme Circular nº 117/2016 da Secretaria de Educação, ESTA ENCERRADO.
As formações estão ocorrendo.
LINK's PARA INSCRIÇÃO | PÚBLICO ALVO | TURMA | TIPO DE PARTICIPAÇÃO |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – ÚNICA | DIRETORES, VICE – DIRETORES E EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO | ÚNICA | OBRIGATÓRIA |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – ÚNICA | COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES POLIVALENTES ATUANTES NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | ÚNICA | OBRIGATÓRIA |
RODA DE CONVERSA (Professores de Filosofia) – ÚNICA | PROFESSORES DE FILOSOFIA | ÚNICA | OBRIGATÓRIA |
OBS.: INSCRIÇÕES PARA ESSA OFICINA JÁ FORAM REALIZADAS NO 1º SEMESTRE NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE SE INSCREVER NOVAMENTE .ABORDAGEM DIDÁTICO PEDAGÓGICA PARA INTERAÇÃO DAS TECNOLOGIAS (Professores de Informática) – ÚNICA | PROFESSORES DE INFORMÁTICA | ÚNICA | OBRIGATÓRIA |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MANHÃ | PROFESSORES INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). | MANHÃ | OBRIGATÓRIA |
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – TARDE | PROFESSORES INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). | TARDE | OBRIGATÓRIA |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA – MANHÃ | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | MANHÃ | OBRIGATÓRIA |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA – TARDE | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | TARDE | OBRIGATÓRIA |
ATIVIDADES LÚDICAS – MANHÃ | PROFESSORES DE INGLÊS E ESPANHOL | MANHÃ | RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE |
O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA – MANHÃ | EDUCADORES DE CRECHE INGRESSANTES (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). | MANHÃ | ADESÃO |
O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA – TARDE | EDUCADORES DE CRECHE INGRESSANTES (JULHO/2015 ATÉ A PRESENTE DATA). | TARDE | ADESÃO |
PORTFÓLIO – MANHÃ | PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E ESPECÍCOS | MANHÃ | ADESÃO |
PORTFÓLIO – TARDE | PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E ESPECÍCOS | TARDE | ADESÃO |
DANÇA – MANHÃ | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES | MANHÃ | OBRIGATÓRIA |
DANÇA – TARDE | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES | TARDE | OBRIGATÓRIA |
OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – SUCATAS QUE ENCANTAM -MANHÃ | EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE, PRÉ-ESCOLA E ENSINO FUNDAMENTAL. | MANHÃ | ADESÃO |
OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – SUCATAS QUE ENCANTAM – TARDE | EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE, PRÉ-ESCOLA E ENSINO FUNDAMENTAL. | TARDE | ADESÃO |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AÇÃO DO PROFESSOR NESTE PROCESSO – MANHÃ | PROFESSORES POLIVALENTES INGRESSANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 | MANHÃ | OBRIGATÓRIA |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A AÇÃO DO PROFESSOR NESTE PROCESSO – TARDE | PROFESSORES POLIVALENTES INGRESSANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2016 | TARDE | OBRIGATÓRIA |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – MANHÃ | PROFESSORES E EDUCADORES ATUANTES COM ALUNOS DE INCLUSÃO – ESPECIALIDADES : INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, PROFESSORES ATUANTES NAS SALAS DE AEE E PROFISSIONAIS DO COE. | MANHÃ | OBRIGATÓRIA |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA – TARDE | PROFESSORES E EDUCADORES ATUANTES COM ALUNOS DE INCLUSÃO – ESPECIALIDADES : INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, PROFESSORES ATUANTES NAS SALAS DE AEE E PROFISSIONAIS DO COE. | TARDE | OBRIGATÓRIA |
CONTAÇÃO DE HISTORIAS – MAHÃ | PROFESSORES INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. | MANHÃ | RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE |
CONTAÇÃO DE HISTORIAS – TARDE | PROFESSORES INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. | TARDE | RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA SURDEZ – MANHÃ | PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA | MANHÃ | ADESÃO |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA SURDEZ – TARDE | PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA | TARDE | ADESÃO |
"EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL, ALTAS HABILIDADES E SUPER DOTAÇÃO"- MANHÃ | PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA | MANHÃ | ADESÃO |
"EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL, ALTAS HABILIDADES E SUPER DOTAÇÃO" – TARDE | PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA | TARDE | ADESÃO |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO / PORTFÓLIOS – MANHÃ | PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. | MANHÃ | RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO / PORTFÓLIOS – TARDE | PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL INSCRITOS NA PRIMEIRA OFICINA OCORRIDA NO PRIMEIRO SEMESTRE. | TARDE | RESTRITO A SERVIDORES QUE PARTICIPARAM DA OFICINA NO 1º SEMESTRE |
MUSICALIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – MANHÃ | EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA | MANHÃ | ADESÃO |
MUSICALIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – TARDE | EDUCADORES* ATUANTES EM UNIDADES DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA | TARDE | ADESÃO |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA – MANHÃ | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL | MANHÃ | ADESÃO |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA – TARDE | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL | TARDE | ADESÃO |
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA FÍSICA, DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, CURRÍCULO FUNCIONAL E ACESSIBILIDADE – MANHÃ | PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA | MANHÃ | ADESÃO |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA – TARDE | PROFESSORES DAS ESPECIALIDADES: INFANTIL, FUNDAMENTAL, ESPECÍFICOS E EJA | TARDE | ADESÃO |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA – 2º SEMESTRE 2016
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, promove o Programa de Formação Continuada (2º SEMESTRE – 2016) que abordará o ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do conhecimento, tendo como elementos fundantes: o diálogo sobre as possibilidades de articulação entre teoria, prática e as experiências pessoais dos profissionais da educação.
Atuarão como formadores nos encontros do Programa de Formação Continuada – 2º SEMESTRE – 2016, servidores Municipais ocupantes do Cargo de Professor de Educação Básica; servidores municipais no desempenho de Função de Suporte Pedagógico, profissionais Convidados; e profissionais que atuam junto a Empresa Consultoria e Assessoria Educacional Saberes.
A participação no Programa de Formação – 2º SEMESTRE – 2016 será facultativa para alguns temas e obrigatória para outros, conforme descrito no anexo I – Programação, deste Edital. Os interessados poderão participar de uma ou mais oficinas (vide Anexo I – Programação), desde que realizem inscrição para cada uma delas, dentro do período estabelecido.
I. LINHA DE DESENVOLVIMENTO: Profissional
II. OBJETIVO:
-
Promover por meio de temas específicos, aos Servidores Municipais, momentos de diálogo e reflexão visando agregar saberes à sua prática profissional.
III. PÚBLICO ALVO:
-
Servidores Públicos Municipais ocupantes do Cargo de Professor de Educação Básica nas Especialidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Específicos (todas as áreas);
-
Educadores que atuam nas Unidades de Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental;
-
Professores de Educação Bàsica em exercício de função gratificada de diretor, vice-diretor e coordenador;
-
Professores de Educação Básica atuantes nas salas de Atendimento Educacional Especializado;
-
Professores de Educação Básica atuantes na EJA – Educação de Jovens e Adultos;
-
Equipe Multidisciplinar – COE;
-
Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação;
-
Supervisoras da Secretaria Municipal de Educação.
IV. INSCRIÇÕES:
Atenção:
-
O servidor deverá realizar sua inscrição para cada Formação que deseja participar.
-
As inscrições são necessárias para todas as Formações, independente da obrigatoriedade de participação.
As inscrições serão realizadas através do site da EGDS http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/.
Na solicitação de inscrição, o interessado deverá informar à EGDS:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
* Para as oficinas de Educação Infantil sobre Contação de Historias e Portfólio os profissionais que participaram do 1º encontro precisarão realizar nova inscrição.
V. CONTATO
Todas as informações referentes às capacitações, deverão ser obtidas junto à EGDS – Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada à Avenida Ipiranga nº 151 – Centro – Várzea Paulista – Salas 19 e 20 (Espaço Cidadania).
Site: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br/ e-mail: egds@varzeapaulista.sp.gov.br
Telefone: 11 4595-4002
VI. REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO
A certificação será realizada para cada Formação.
Nas formações que contam com mais de 01 encontro, somente será certificada a participação do servidor que obtiver o mínimo de 80% de frequência.
Terão direito à certificação apenas os servidores previamente inscritos.
A ASSINATURA NA LISTA DE PRESENÇA É DE RESPONSABILIDADE DO PARTICIPANTE, A NÃO ASSINATURA NA LISTA DE PRESENÇA IMPLICARÁ NO REGISTRO DA AUSÊNCIA DO SERVIDOR NA FORMAÇÃO, PODENDO ACARRETAR PERDA DO DIREITO À CERTIFICAÇÃO.
ANEXO I – PROGRAMAÇÃO
Oficina/Tema: |
Educação na Perspectiva Inclusiva |
Público Alvo: |
|
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
|
Horário: |
8 h às 12 h |
Local: |
Auditório da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
45 |
Carga Horária: |
20 horas |
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos das deficiências; Conhecer a legislação e os aspectos Didáticos Pedagógicos que envolvem a inclusão. |
|
|
Oficina/Tema:
|
Educação na Perspectiva Inclusiva |
Público Alvo: |
|
Participação: |
Obrigatória |
Data(s): |
|
Horário: |
|
Local: |
Auditório da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
30 |
Carga Horária: |
|
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos, conhecendo e aprofundando as abordagens sobre as características, diagnóstico e estratégias para suporte pedagógico no desenvolvimento do trabalho com alunos e demais profissionais. |
|
|
Oficina/Tema: |
Roda de Conversa |
Público Alvo: |
Professor de Filosofia |
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
10/08/2016 |
Horário: |
Manhã: 08h30 às 11h15
|
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação. |
Número de Vagas: |
10 vagas |
Carga Horária: |
03 horas |
Formador (a): |
Margarete Regina Leme |
Objetivo: |
Refletir sobre a prática dialógica e o processo de aprendizagem nas séries iniciais. |
|
|
Oficina/Tema: |
Abordagem Didático Pedagógica para Interação das Tecnologias. |
Público Alvo: |
Professores de Informática* |
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
10/08/2016 |
Horário: |
08h30 às 16h00 |
Local: |
Cemeb. João Baptista Nalini |
Número de Vagas: |
16 vagas |
Carga Horária: |
8 horas (referentes a esse encontro). No total a formação terá 16 horas. |
Formador (a): |
Maria Elisabete Brizola Brito Prado e Odete Sidericoudes |
Objetivo: |
Proporcionar momentos de reflexão referente a abordagem didático pedagógica para integração das tecnologias buscando o aprimoramento das práticas escolares. |
Observação: As inscrições para essa oficina já foram realizadas no 1º semestre não havendo necessidade de se inscrever novamente. |
|
|
|
Oficina/Tema: |
A Importância do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
|
Público Alvo: |
Professores Ingressantes na Educação Infantil (Julho/2015 até a presente data).
|
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
16/08/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 09h00 às 11h00 Turma Tarde: 13h00 às 15h00 |
Local: |
Auditório 2 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
2 horas |
Formador (a): |
Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino |
Objetivo:
|
Propiciar aos novos professores momentos de interação com os pares e com a Secretaria de Educação, favorecendo a apropriação do currículo e da proposta pedagógica do Município, a troca de experiências e o enriquecimento da prática em sala de aula. |
|
|
Oficina/Tema: |
Educação na Perspectiva Inclusiva: Educação Física Adaptada |
Público Alvo: |
Professores Específicos de Educação Física |
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
17/08/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15 Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
20 vagas por turma para cada oficina/tema
|
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Dialogar e refletir sobre como os portadores de necessidades especiais participam das atividades físicas desenvolvidas no ambiente escolar e identificar situações que representem as dificuldades dos profissionais de Educação Física. |
|
|
Oficina/Tema: |
Atividades Lúdicas |
Público Alvo: |
Professores de Inglês e Espanhol |
Participação: |
Professores inscritos na primeira oficina ocorrida no primeiro semestre. |
Data: |
17/08/2016 |
Horário: |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15
|
Local: |
Auditório 2 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
10 vagas |
Carga Horária: |
03 horas |
Formador (a): |
Adriana Rodrigues de Camargo Lopes |
Objetivo: |
Promover a socialização reforçando os conteúdos/temas apreendidos ampliando as possibilidades de trabalho por meio de diferentes estratégias e recursos. |
|
|
Oficina/Tema: |
O Desenvolvimento da Primeira Infância
|
Público Alvo: |
Educadores de Creche Ingressantes (Julho/2015 até a presente data).
|
Participação: |
Adesão |
Data: |
23/08/2016 |
Horário: |
Turma Manhã: 09h00 às 11h00 Turma Tarde: 13h00 às 15h00 |
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
2 horas |
Formador (a): |
Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino |
Objetivo: |
Propiciar aos novos educadores momentos de interação com os pares e com a Secretaria de Educação, favorecendo a apropriação das práticas correntes, no Município, voltadas à primeira infância, a troca de experiências e ideias para a promoção do desenvolvimento infantil. |
|
|
Oficina/Tema: |
Portfólio |
Público Alvo: |
Professores do Ensino Fundamental e Específicos |
Participação: |
Adesão |
Data: |
24/08/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15 Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação. |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Elen Fernandes de Matos Fonseca e Glauce Rocco Parazzi |
Objetivo: |
Compreender o portfólio como uma prática avaliativa do cotidiano escolar e inclui-lo como instrumento de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. |
|
|
Oficina/Tema: |
Dança |
Público Alvo: |
Professores de Educação Física e Arte |
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
24/08/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15 Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Espaço Cidadania – Quadra Poliesportiva. |
Número de Vagas: |
40 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Clóvis Eduardo Escarabelin |
Objetivo: |
Apresentar a dança como instrumento de socialização destacando a importância da linguagem corporal no processo de ensino aprendizagem. |
|
|
Oficina/Tema: |
Oficina para Construção de Brinquedos com Materiais Recicláveis – Sucatas que Encantam. |
Público Alvo: |
Educadores* atuantes em Unidades de Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental. |
Participação: |
Adesão |
Data e Horário: |
25/08/2016 – Turma Manhã: 08h30 às 11h15 |
Data e Horário: |
26/08/2016 – Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Auditório da EGDS |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
03 horas |
Formador (a): |
Nilsa Sirlene Victorino |
Objetivo: |
Fomentar ideias e ações frente a utilização de materiais recicláveis na construção de brinquedos. |
*Observação: Os educadores participarão no horário oposto ao horário de trabalho (contra turno). |
|
|
|
Oficina/Tema: |
A Importância do Planejamento e a Ação do Professor neste Processo |
Público Alvo: |
Professores Polivalentes Ingressantes do Ensino Fundamental em 2016 |
Participação: |
Obrigatória à Todos os Ingressantes |
Data: |
30/08/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 09h00 às 11h00 Turma Tarde: 13h15 às 15h15 |
Local: |
Auditório da Secretaria de Educação. |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
2 horas |
Formador (a): |
Elen Fernandes de Matos Fonseca e Glauce Rocco Parazzi |
Objetivo: |
Dialogar e refletir sobre formas de organização Didático Pedagógica destacando os aspectos que devem ser considerados neste processo.
|
|
|
Oficina/Tema:
|
Educação na Perspectiva Inclusiva |
Público Alvo: |
Professores e Educadores atuantes com alunos de inclusão – Especialidades : Infantil, Fundamental, Específicos e EJA, Coordenadores Pedagógicos, Professores atuantes nas salas de AEE e Profissionais do COE. |
Participação: |
Obrigatória |
Data: |
|
Horário: |
Manhã: 8h30 às 11h15 Tarde: 13h15 às 16h |
Local: |
Auditório – Praça do CEU |
Número de Vagas: |
65 por período |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos das Deficiências: Física, Múltipla, Intelectual, Visual, Currículo Funcional e Acessibilidade, Transtorno Global de Desenvolvimento, Surdez, Altas Habilidades e Superdotação relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação , currículo e procedimentos de avaliação . |
|
|
Oficina/Tema: |
Contação de Historias. |
Público Alvo: |
Professores inscritos na primeira oficina ocorrida no primeiro semestre. |
Participação: |
Vide informação acima. |
Data: |
21/09/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15 Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação. |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino |
Objetivo: |
Fomentar a importância do livro e da Contação de Histórias e estudar novas possibilidades de trabalho com a leitura envolvendo as novas tecnologias, sem que se perca a função social do portador de texto. Confeccionar alguns materiais úteis à Contação de Histórias, em sala de aula. |
|
|
Oficina/Tema:
|
Educação na Perspectiva Inclusiva: Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Aspectos Significativos da Surdez. |
Público Alvo: |
Professores das Especialidades: Infantil, Fundamental, Específicos e EJA |
Participação: |
Por adesão |
Data: |
21/09/2016 |
Horário: HTPC |
Manhã: 8h30 às 11h15 Tarde: 13h15 às 16h |
Local: |
Auditório – Praça do CEU |
Número de Vagas: |
60 por período |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos da deficiência intelectual , transtornos globais do desenvolvimento e surdez , relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação , currículo e procedimentos de avaliação . |
|
|
Oficina/Tema:
|
Educação na Perspectiva Inclusiva: Aspectos Significativos da Deficiência Visual, Altas Habilidades e Superdotação
|
Público Alvo: |
Professores das Especialidades: Infantil, Fundamental, Específicos e EJA |
Participação: |
Adesão |
Data: |
05/10/2016 |
Horário: HTPC |
Manhã: 8h30 às 11h15 Tarde: 13h15 às 16h |
Local: |
Auditório – Praça do CEU |
Número de Vagas: |
60 por período |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos da Deficiência Visual, Altas Habilidades e Superdotação relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação, currículo e procedimentos de avaliação. |
|
|
Oficina/Tema: |
Instrumentos de Avaliação – Portfólios |
Público Alvo: |
Professores da Educação Infantil inscritos na primeira oficina ocorrida no primeiro semestre. |
Participação: |
Vide informação acima. |
Data: |
05/10/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15 Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino |
Objetivo: |
Refletir com os pares sobre o processo de construção do portfólio. Dialogar, compartilhar experiências, apropriar-se de material teórico correlato ao assunto, de forma a tornar mais funcional o processo e mais rico o portfólio. |
|
|
Oficina/Tema: |
Musicalização na primeira infância |
Público Alvo: |
Educadores* atuantes em Unidades de Creche e Pré-Escola |
Participação: |
Adesão |
Data: |
21/10/2016 |
Horário: |
Turma Manhã: 08h00 às 11h00 Turma Tarde: 13h30 às 16h30 |
Local: |
Auditório 2 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Cristina Ravaggio Monção |
Objetivo: |
Ampliar a visão dos participantes a respeito da educação musical proporcionando o conhecimento e discussão de práticas que estimulem o desenvolvimento das crianças. |
*Observação: Os educadores participarão no horário oposto ao horário de trabalho (contra turno). |
|
|
|
Oficina/Tema: |
A Educação Infantil e seu Papel na Construção da Autonomia |
Público Alvo: |
Professores de Educação Infantil |
Participação: |
Adesão |
Data: |
26/10/2016 |
Horário: HTPC |
Turma Manhã: 08h30 às 11h15 Turma Tarde: 13h15 às 16h00 |
Local: |
Auditório 1 da Secretaria de Educação |
Número de Vagas: |
30 vagas por turma para cada oficina/tema |
Carga Horária: |
03 horas |
Formador (a): |
Magali Oliveira Augusto de Souza, Marina Melo Barban e Nilsa Sirlene Victorino |
Objetivo: |
Dialogar sobre quais condições e aspectos a autonomia é promovida no contexto escolar refletindo sobre a importância do desenvolvimento desta nas crianças e quais práticas são relevantes para este fim. |
|
|
Oficina/Tema:
|
Educação na Perspectiva Inclusiva: Deficiência Física, Deficiência Múltipla, Currículo Funcional e Acessibilidade. |
Público Alvo: |
Professores das Especialidades: Infantil, Fundamental, Específicos e EJA |
Participação: |
Adesão |
Data: |
09/11/2016 |
Horário: HTPC |
Manhã: 8h30 às 11h15 Tarde: 13h15 às 16h |
Local: |
Auditório – Praça do CEU |
Número de Vagas: |
60 por período |
Carga Horária: |
3 horas |
Formador (a): |
Profissional da Consultoria e Assessoria Saberes |
Objetivo: |
Identificar e reconhecer funcionalmente as necessidades educacionais especiais implicadas pelos diferentes comprometimentos determinados nos aspectos significativos da deficiência física, deficiência múltipla, currículo funcional e acessibilidade, relacionando os subsídios teóricos-metodológicos de acordo com as características de cada nível de escolaridade e / ou faixa etária em termos de motivação , currículo e procedimentos de avaliação . |