A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a EGDS está oferecendo o curso “Brincar: novas perspectivas na rotina da Educação Infantil”, por meio do Programa de Formação Docente para os professores de Educação Infantil.

As inscrições poderão ser realizadas entre 2 e 13 de julho, na página da EGDS, acessando o link Inscrições Online.

O curso, que tem carga horária de 70 horas, tem como objetivo oportunizar momentos de reflexão com os grupos de professores sobre a prática docente, entretecendo conhecimentos teórico-práticos acerca de temas que abrangem as linguagens presentes nos eixos de trabalho traçados no Referencial Curricular Municipal (afetividade, brincar, expressividade e experienciação), com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e pensados para o desenvolvimento do trabalho nas especificidades de cada faixa etária: 3, 4 e 5 anos de idade.

Ao todo estão sendo oferecidas 140 vagas. As aulas serão realizadas no CEMEB João Baptista Nalini, todas as quartas-feiras, a partir do dia 18 de julho, no período da manhã, das 8h30 às 11h30, ou tarde, das 13h às 16h.

Inclusão Digital – Turma 11

O curso com carga horária de 20 horas é destinado às pessoas que não possuem conhecimento em informática e tem como objetivo promover a inclusão social, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. As inscrições poderão ser realizadas de 10 a 20 de julho, no Espaço Cidadania, sala 19, ou pela internet, na página da EGDS. Estão sendo oferecidas 10 vagas.

O conteúdo programático envolve os assuntos: ligar e desligar o computador; componentes de entrada e saída do computador:mouse, teclado, monitor, impressora, estabilizador, gabinete e componentes internos; Sistema Operacional: janelas (minimizar, maximizar e restaurar), menu Iniciar, utilitários e aplicativos; aplicações no Linux: área de trabalho, ícone, papel de parede e proteção de tela, arquivos (salvar, copiar, recortar e editar); Internet: o que é Internet, suas facilidades, seu uso para fins comercial e social, navegação segura, redes sociais, descobrindo as ferramentas da net, criação de e-mail.

As aulas serão ministradas todas as sextas-feiras, das 8h às 10h, a partir de 3 de agosto, no Espaço Cidadania, Telecentro, sala 2.

Capacitação Funcional – Formação de Professores de EJA

As inscrições para a capacitação estarão abertas entre 2  e 18 de julho e poderão ser feitas pela página da EGDS na Internet.

O objetivo do curso é promover a formação dos Professores de Educação Básica para a atuação na Educação de Jovens e Adultos, por meio da estruturação de um banco de capacitados que possibilite a progressão funcional.

Podem participar os servidores no Cargo Professor de Educação Básica nas especialidades Ciências, Educação Artística, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Filosofia, Geografia, História, Informática, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Português.

Para se inscrever o servidor deve ter ao menos cinco anos no cargo, classe e especialidade a que pertence e ter Ensino Médio na Modalidade Normal ou Ensino Superior em Pedagogia com Habilitação em Ensino de 1ª a 4ª séries.

O curso tem carga horária de 120 horas e as aulas acontecem no Auditório da Secretaria de Educação, aos sábados, das 8h às 17h, e algumas sextas-feiras à noite, das 18h30 às 22h30. A aula inaugural está prevista para o dia 20 de julho.

Capacitação Funcional – Aperfeiçoamento para Agentes de Trânsito

As inscrições para o curso destinado aos Agentes de Fiscalização de Trânsito, da especialidade 2ª Classe, devem ser realizadas entre os dias 16 e 27 de julho, na página da EGDS.

O objetivo das aulas é capacitar os agentes de trânsito para aperfeiçoar o desempenho de suas funções nas operações, gestão e fiscalização de trânsito.

Este curso é voltado à estruturação do banco de capacitados para o Cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito e possibilitará a progressão funcional, dependendo da demanda institucional.

Os pré-requisitos para participar são: cinco anos no cargo, classe e especialidade a que pertence e ter Ensino Médio completo, CNH nas categorias A e C. A previsão de início das aulas é 15 de agosto.

EGDS – 4 anos

Fundada em 12 de junho de 2008, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor tem a missão de "viabilizar e implantar o programa de capacitação dos servidores públicos municipais, previsto nas novas carreiras, já implantadas. Nasce igualmente como forma de sistematizar, integrar e consolidar os diversos esforços de capacitação que vêm sendo desenvolvidos pelas secretarias municipais.

A EGDS atua através de sete linhas de desenvolvimento: Global; Educação Formal; Gerencial; na Carreira; Profissional; Ambiente Organizacional; Intersetorial.

No início de suas atividades, em 2008, foram promovidos cinco cursos e oferecidas 355 vagas. De janeiro a junho de 2012, a EGDS ofereceu 17 cursos e 903 vagas. Durante todas as suas atividades até junho de 2012, ao todo foram ministrados 71 cursos, somando um total de 3272 vagas.

Programa Instrutor Servidor

A EGDS oferece o Programa Instrutor Servidor para os servidores que desejam compartilhar seus conhecimentos através da atuação como instrutores nas diversas atividades de capacitação desenvolvidas.

Dispõe também do Colegiado de Planejamento e Gestão do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento, que é o órgão responsável pelo estabelecimento das políticas e das diretrizes do programa responsável pela capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais.

A EGDS é parte integrante de Rede Nacional de Escolas de Governo, que promove o compartilhamento de experiências e boas práticas na capacitação e formação dos servidores no setor público.

No município de Várzea Paulista, a formação dos servidores acontece de forma integrada através de parcerias com as diversas Secretarias Municipais que promovem capacitação.