Linha de Desenvolvimento: Profissional

Ementa do Curso:  Abordar concepções de ensino e aprendizagem na área de Ciências Sociais tendo como elementos fundantes para as discussões, tanto a trajetória curricular das áreas de história e geografia no país, tendo em vista que essas disciplinas compõem o eixo de Ciências Sociais no referencial curricular do nosso município, quanto os referenciais teóricos trazidos pelos formadores para reflexões das práticas. Discutir possibilidades de articulação entre os conhecimentos da história e geografia para um entendimento crítico do tempo e espaço, de conteúdos de ensino e metodologias utilizadas pelos docentes da rede.

Programa do Curso: 1. Trajetória curricular de história e geografia no Brasil – uma leitura dos livros didáticos; 2. Culturas Africanas – história, literatura e influências na cultura brasileira; 3. Mapa: novas possibilidades de análise e representação do espaço-tempo.

Formadores:

Módulo I Cosme Freire Marins

Módulo II Luana Antunes Costa Chaigne

Módulo III  Cristiano Barbosa

Público Alvo: Cargo: Professor de Educação Básica – Especialidade: Ensino Fundamental

Vagas oferecidas por período: 30 vagas por turma (serão disponibilizadas 2 turmas)

Local: CEMEB Professor João Baptista Nalini

Carga horária: 90 horas (18 encontros de 03 horas + 36 horas de trabalho à distância)

Horário – Turma 1 (manhã): 8h30min às 11h30min

                Turma 2 (tarde): 13h às 16h

Datas: (quintas-feiras) – 24 e 31/mai; 14, 21 e 28/jun; 26/jul (módulo I); 02, 16, 23 e 30/ago; 06 e 20/set (módulo II); 04, 18 e 25/out; 22 e 29/nov; 06/dez (módulo III)