Linha de Desenvolvimento: Profissional

Ementa do Curso: Propor momentos de reflexão com o grupo de professores sobre a prática docente, entretecendo conhecimentos teórico-práticos acerca do tema: alfabetização, letramento e linguagens, problematizando suas teorizações ao longo do tempo, ancorando-as a concepções de ensino, com foco na Psicogênese da Língua Escrita, qualificando a compreensão docente sobre o processo de aprendizagem dos alunos no que tange às hipóteses sobre a escrita e leitura. Com isso, pretende-se subsidiar, dar suporte e orientar as intervenções dos professores de Ano II sobre o processo de aprendizagem de seus alunos do funcionamento do nosso sistema alfabético de escrita.

Programa do Curso: 1. Diferentes concepções da aprendizagem da língua – trajetória curricular; 2. A contribuição da lingüística na aprendizagem da língua numa perspectiva filosófica; 3. Diferentes linguagens na alfabetização.

Formadores:

Módulo I Amadora Fraiz Vilar Della Beta

Módulo II Fabiana Bigaton Tonin e Lilian Montibeller Silva

Módulo III Lúcia Helena Morato e Cypriano

Público Alvo: Cargo: Professor de Educação Básica – Especialidade: Ensino Fundamental – com turmas ano II

Vagas oferecidas por período: 30 vagas por turma (serão disponibilizadas 2 turmas)

Local: Auditório – Centro Cultural

Carga horária: 90 horas (18 encontros de 03 horas + 36 horas de trabalho à distância)

Horário – Turma 1 (manhã): 8h30min às 11h30min

               Turma 2 (tarde): 13h às 16h

Datas: (quartas-feiras) – 23 e 30/mai; 06, 13, 20 e 27/jun (módulo I); 25/jul; 08, 22 e 29/ago; 05 e 19/set (módulo II); 26/set;  10, 24 e 31/out; 07 e 14/nov (módulo III)