EDITAL DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA DE MECÂNICO EM MANUTENÇÃO EM VEÍCULOS

 

O presente edital dispõe sobre as informações gerais do curso e regulamenta a carga horária para a capacitação funcional no Cargo Agente de Infraestrutura, Especialidade – Mecânico em Manutenção de Veículos, conforme prevê o artigo 43 da Lei Complementar nº 182,de 29 de outubro de 2007.

 

1. Objetivo do curso: Capacitar os servidores para desenvolver conhecimentos básicos sobre a atuação como mecânicos em manutenção dos veículos pertencentes à Prefeitura Municipal de Várzea Paulista.

 

2. Público-alvo – podem se inscrever os servidores que estejam no cargo e especialidade:

CARGO: Agente de Infraestrutura

ESPECIALIDADES: Ajudante Geral, Armador, Assistente Operacional, Carpinteiro, Condutor de Ambulância, Coveiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Marceneiro, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Vigia e Zelador.

 

3. Inscrições

A inscrição dos servidores será individual e será realizada no período de 05 a 16 de dezembro, das 9h00 às 17h00, na sala administrativa da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, localizada no Espaço Cidadania na Secretaria Municipal de Gestão Pública.

 

A ficha de inscrição pode ser preenchida pessoalmente na sala administrativa da EGDS e também estará disponível na página da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor na internet: http://egds.varzeapaulista.sp.gov.br.

 

3.1. Requisitos de inscrição que devem ser comprovados no primeiro dia do curso:

a. Ser servidor público municipal de Várzea Paulista com 05 (cinco) anos no cargo, classe e especialidade a que pertence;

b. Possuir Ensino Fundamental completo – apresentar cópia simples acompanhada da original do comprovante de escolaridade;

 

4. Avaliação

A avaliação será aplicada, ao final do período do Curso de Formação Básica de Mecânico em Manutenção de Veículos e será baseada no conteúdo programático apresentado durante a formação, conforme Anexos I e II.

 

A avaliação tem como objetivos:

a) Identificar a aprendizagem adquirida durante a capacitação;

b) Verificar a habilitação para o desempenho na progressão para o cargo/especialidade;

c) Classificar os candidatos no banco de capacitados, conforme desempenho mínimo na soma das avaliações de 70%.

 

4.1. Provas

Compõem a avaliação:

a) Prova objetiva: com valor máximo de 40 (quarenta) pontos. Composta de 20 (vinte) questões do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas, onde cada questão vale 02 (dois) pontos;

 

b) Prova prática: com valor máximo de 60 pontos. Composta de atividade prática na área de mecânica de automóveis.

 

A nota final será calculada pela SOMA das pontuações obtidas nas provas objetiva e prática.

 

5. Banco de capacitados

Serão classificados os servidores que obtiverem pontuação mínima de 70%, exigido para a aprovação. A validade do processo é de dois anos.

 

Critérios de desempate do banco de capacitados:

a) Maior nota na prova prática;

b) Maior nota na prova objetiva;

c) Maior nota na última avaliação de desempenho;

d) O servidor que tiver maior quantidade de anos de efetivo exercício;

e) Maior Idade.

 

6. Programa do Curso de Formação Básica de Mecânico em Manutenção de Veículos

O curso está estruturado através de disciplinas, carga horária, conteúdo programático e outras informações específicas do programa contidas nos ANEXOS I e II.

 

O programa de curso completo, indicando o cronograma, horários e ordem dos componentes curriculares será entregue no primeiro dia de aula.

 

7. Cronograma

Carga horária total: 60 horas

A frequência mínima para aprovação no curso é correspondente a 80%.

 

CRONOGRAMA DAS TURMAS

 

TURMA 01 (25 vagas)

DATAS

Previsão de início: a partir da segunda quinzena de janeiro

LOCAL

A definir

HORÁRIO

Das 14h às 18h

CARGA HORÁRIA

60 horas

 

OBS. 01: As datas e horários previstos podem ser alterados a critério da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor.

OBS. 02: Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas previsto será aberta outra turma.

OBS. 03: Será agendada uma reunião com os inscritos para informar data de início do curso e passar outras informações relevantes desta formação.

 

ANEXO I –

ÁREAS DE CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES

 

Área de Conhecimento

Componentes Curriculares

Carga Horária

Mecânica

a) Manutenção Preventiva

b) Motor e Transmissão

c) Elétrica Automotiva

d) Suspensão e Freio

08 horas

20 horas

16 horas

16 horas

TOTAL

 

60 HORAS

 

 

ANEXO II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: MECÂNICA (60 horas)

Componente Curricular

CH

Objetivos de Aprendizagem

Conteúdo Programático

1. Manutenção Preventiva

08

Conhecimento do funcionamento dos veículos que recebem a manutenção na oficina da Prefeitura de Várzea Paulista; Desenvolver habilidades e conhecimentos para o correto diagnóstico dos problemas mecânicos; Ter capacidade de identificar falhas mecânicas nos veículos, consertando ou conduzindo aos locais necessários.

Conhecimentos sobre plano de manutenção preventiva e periódica; Verificação de níveis dos fluidos do veículo; Elaboração e realização de check list de recebimento e entrega do veículo; Desenvolver capacidade técnica para executar medidas dimensionais, interpretar procedimentos e normas técnicas, ambientais, de segurança e saúde; Conhecimento das ferramentas e equipamentos; Conhecimento dos tipos, funções e características dos sistemas de freios, suspensão, direção, transmissão, motor, sistema elétrico, injeção eletrônica. Conhecimentos sobre instrumentos de medição (paquímetro, torquímetro, relógio comparador, micrômetro); Organização do local do trabalho (método de organização, segurança, uso de EPI, norma de proteção e saúde);

2. Motor e Transmissão

20

Compreensão do funcionamento e dos principais componentes do motor e do sistema de transmissão (câmbio); Habilidade de identificar e diagnosticar problemas que ocorrem nestas partes do veículo.

Conhecimento sobre o sistema de transmissão forma de funcionamento e características; Reparo no sistema de transmissão; Troca, reparo ou substituição de elementos filtrantes e lubrificantes; Manutenção preventiva e/ou corretiva do sistema de motorização, como: troca de correias, sistema de arrefecimento, sistema de alimentação (carburador, linha de combustível, bomba de combustível, tanque, etc.), manutenção e controle da emissão de poluentes (regulagens), sistema de distribuição (cabos, velas, distribuidor, bobinas, etc.

3. Elétrica Automotiva

16

Compreensão do funcionamento e dos principais componentes elétricos dos veículos; Habilidade de identificar e diagnosticar problemas que ocorrem na área de elétrica automotiva.

Sistema elétrico funcionamento e características; Reparos no sistema elétrico; Motor de partida, alternador, bateria, uso do multímetro, verificação de defeitos e reparação; Injeção eletrônica: tipo, função, funcionamento, componentes.

4. Suspensão e Freio

16

Compreensão do funcionamento e dos principais componentes da suspensão e freio; Habilidade de identificar e diagnosticar problemas que ocorrem nestas partes do veículo.

Conhecimentos sobre o sistema de suspensão, freio e direção; Troca de lonas, pastilha, disco, tambor e reparação de todo sistema de freio; Reparo no sistema de suspensão, troca dos amortecedores, molas e demais componentes; Reparo no sistema de direção e troca de componentes; Reparo, lubrificação ou troca de rolamentos.