2ª Fase do Concurso da Guarda Municipal

Em parceria com a Guarda Municipal

EDITAL nº 04/ 2008

Linhas de Desenvolvimento: Ambiente Organizacional

Objetivo Geral: concluir a segunda fase do concurso público para provimento de cargo efetivo de guarda municipal através da preparação e avaliação dos candidatos.

Local: Auditório da Guarda – Rua Cel. Álvares de Castro, 157 – São José – Várzea Paulista (SP)

Carga horária: 80 horas (20 encontros de 4 horas)

CONTEÚDO

1 – Direitos e Garantia Fundamentais

Carga horária: 15 horas

Instrutor: Cacilando Neres de Almeida

Objetivo específico: Orientar e avaliar a percepção e conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais previstas na Constituição Federal de 1988. Esclarecer ao candidato o papel do Estado em garantir os direitos fundamentais constitucionalmente previstos, e que o Guarda Municipal, na qualidade de operador de segurança pública contribua para a efetivação do bem comum.

Conteúdo Programático:

Estudo do artigo 5º da Constituição Federal, com ênfase:

– Direito à Igualdade;

– Direito à Liberdade;

– Direito à Informação;

– Inviolabilidade de Domicílio;

– Incidência da prisão em flagrante;

– Remédios Constitucionais.

2 – Função Social do Servidor e Estatuto do Servidor Público Municipal e da Guarda Municipal

Carga horária: 20 horas

Instrutor: Daniel Lopes Sandrine e Márcia Amorim

Objetivo específico: Orientar os candidatos sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos municipais e o Estatuto dos Servidores de Várzea Paulista. Compreensão do papel desempenhado pelo servidor público realizando a interface com os cidadãos. Papel do Guarda Municipal no Município de Várzea Paulista.

Conteúdo Programático: Conceito de Servidor Público; Entes Federados; Princípios da Administração Pública; Regime Jurídico do Servidor Público; Estatuto do Servidor Público de Várzea Paulista – Lei Complementar nº 181, de 29 de outubro de 2007) com ênfase em: da nomeação; da posse; do exercício; da avaliação probatória; da estabilidade; da acumulação remunerada de cargos; Do Estatuto da Guarda Municipal; Valores públicos versus valores privados;

3 – Ética Profissional

Carga horária: 15 horas

Instrutor: Edson Barcaro

Objetivo específico: Orientações gerais quanto à postura acerca da ética em relação e da postura ideal a ser adotada pelo servidor público enquanto Guarda Municipal.

Conteúdo Programático:

Definição de Ética;

A ética e a formação da sociedade;

Servidor público versus servidor do público;

As normas de conduta da Guarda Municipal.

Mediação de Conflitos.

4 – Princípios Gerais, Hierarquia e Disciplina

Carga horária: 30 horas

Instrutor: Pedro Eli da Cunha

ObjCarga horária:específico: Por meio da Ordem Unida ensinar valores de hierarquia, disciplina e respeito, entre alunos e comunidade. Ensinar disciplina a ser aplicada no meio ambiente de trabalho, pessoal e em grupo. Preparar o aluno na ordem unida, visando avaliar suas habilidades de acordo com as atribuições do cargo/especialidade – Guarda Municipal/3ª Classe, e na qualidade de servidor público venha a atender a sociedade de forma segura no desempenho da função. Condicionamento Físico.

Conteúdo Programático: Ordem de Comando e Cumprimento: da continência; posição de sentido; posição de descansar; posição de firme; posição de cobrir; posição de juramento; direito volver; esquerda volver; meia volta volver; 1/8 à direita; 1/8 à esquerda; olhar à direita; olhar à esquerda; olhar em frente; frente para retaguarda; acelerado;

Cadência na marcha;

Cântico do Hino Nacional Brasileiro;

Conhecimento das Patentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Exército Brasileiro.

HISTÓRICO

2010

Datas: 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de novembro, 01, 02, 03, 06, 07, 08, 09, 10 e 13 de dezembro
Data da prova: 16 de dezembro (quinta-feira)