Linha de Desenvolvimento: Profissional
Objetivo: 1) Identificar as principais dificuldades de leitura e escrita presentes entre o grupo de servidores municipais inscritos; 2) Trabalhar essas dificuldades por meio de incentivo à leitura e à produção de textos, na perspectiva de letramento, propondo fundamentos básicos para a boa redação.
Justificativas: Uma das propostas da administração Construindo uma vida melhor é zelar pela valorização de seus funcionários, por meio de mecanismos de progressão funcional ou pela realização de propostas de formação continuada. Dentro do conjunto de possibilidades formativas se encontra a expressão por meio da língua escrita, fundamental para a expressão individual e profissional, visto que as formações iniciais de boa parte dos funcionários são insuficientes para garantir uma comunicação eficiente entre as várias divisões da Prefeitura Municipal.
Público-alvo: Curso aberto a todos os servidores que utilizam a linguagem escrita em suas funções.
Instrutoras: Maria José Azevedo; Maria Carolina Matuck.
Conteúdo Programático: A língua falada e escrita como meio de comunicação, produtora de significados, motora do processo cultural e registro de memória histórica nas sociedades. A língua como processo em permanente modificação: a língua padrão e a função da gramática. As capacidades linguísticas: narrar, descrever, instruir, informar, argumentar, expor. Os gêneros discursivos ou textuais decorrentes dessa capacidade linguística: reportagem, poesia, resenha, receita de comida, manual de instrução, correspondência comercial, relatórios, artigos de opinião, romance, história em quadrinhos e outros. Dificuldades gramaticais: concordância nominal e verbal; conjugação de verbos; emprego correto de expressões mais usadas; pronomes de tratamento. As novas regras gramaticais para 2009.
Metodologia: O curso será calcado nas noções de gêneros discursivos e textuais, com o uso de textos para leitura, produção de textos diversos, a organização de espaços e ocasiões coletivas para compreensão dos assuntos tratados (debates, seminários, exposições etc) e ainda o trabalho com as dificuldades gramaticais mais comuns. Fazem parte da metodologia os trabalhos realizados em grupo pelos alunos, os trabalhos individuais e as aulas expositivas propostas pelo professor. O curso deverá ser concluído com um trabalho coletivo realizado por todos os alunos. Cada encontro é planejado com a finalidade de despertar o potencial criativo em relação à palavra, mas tomando como base a leitura para trabalhar as principais dificuldades gramaticais.
Vagas: 90
Turma 1 – 60 vagas
Turma 2 – 30 vagas
Carga Horária: 120 horas (divididos em três módulos de 40 horas – presenciais e trabalhos extra-classe)
HISTÓRICO
2010
Turma 1 – Módulo III: 3, 10, 17, 24 e 31/03, 7, 14 e 28/04, 5, 12 e 19/05.
Turma 2 – Módulo II: 15, 22, e 29/03, 05, 12, 19 e 26/04, 03, 10 e 17/05.
Módulo III: , 10, 17 e 24/09, 01, 08, 15 e 22/10, 05, 12, 19 e16/11.
2009
Turma 1 – Módulo II: 02, 09, 16 e 23/10, 06, 13, 20 e 27/11, 04 e 11/12.
Turma 2 – Módulo I: 08,15,22 e 29/10, 05, 12, 19 e 26/11, e 03 e 10/12.
2008
Turma 1 – Módulo I: 12, 19 e 26/08, 02, 09, 16, 23 e 30/09, e 07, 14, 21 e 28/10, 04 e 11/11.
Turma 2 – Módulo I: 3, 20 e 27/08, 03, 10, 17 e 24/09, 01, 08, 15, 22 e 29/10, 05 e 12/11.